Institucional

Obras do 23º Salão de Artes Plásticas são exibidas até 7 de outubro

  • Obras em exposição no 23º Salão de Artes Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Obras ficarão expostas até 7 de outubro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Cerimônia de premiação do 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na foto, a artista agraciada com o prêmio aquisição, Caroline Veilson, com sua obra "Sombra #7".
    Caroline e sua obra "Sombra #7", vencedora do 23º Salão (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre foi aberto em cerimônia nesta terça-feira (6/8) às 19 horas. Na solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha, também foram divulgados os artistas premiados. Das 309 obras inscritas, foram selecionadas 65, produzidas por 45 artistas. As obras selecionadas serão expostas entre os dias 8 de setembro e 7 de outubro em espaços na sede da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Ao fazer a abertura do Salão, o presidente Idenir Cecchim (MDB) falou sobre a beleza das obras expostas na Câmara. Explicou sobre como a valorização da arte e da cultura é importante. "Tudo que é incentivo à cultura deve ser prestigiado". O presidente acrescentou que o maior presente de 249 anos que a Câmara poderia receber foram as obras selecionadas e que agora serão expostas no Legislativo.

Os premiados

A artista vencedora com o Prêmio Aquisição foi Caroline Veilson, com a obra “Sombra #7”, desenho e costura sobre tecido. Os vencedores do Prêmio Incentivo à Criatividade foram os seguintes: Andréa Bracher, com a obra sem título da série João e Maria; Bruno Tamboreno, com a obra "Centro - Porto Alegre x Rio x Bagé"; Caroline Mello Weimer, com a obra “Canto”; Elenise Xisto, pelo conjunto da obra de pinturas; e Rgério Severo, com a obra sem título na técnica de carvão sobre tela. Também foram destacados com Menção Honrosa os artistas André Vieira, pelo trabalho de videoarte “Depois do Futuro”; Leandro Machado, com a obra “Vilões Vilões Violam Violentam Violas Violões”; Manoela Farias Nogueira, com a obra “Epigramas”; e Rose Osório, pelo conjunto da obra.

A escolha

Os portfólios e as obras foram submetidos à apreciação da Comissão de Seleção e Premiação de forma anônima, sendo que as obras premiadas somente serão reveladas na cerimônia de abertura do Salão no dia 6 de setembro de 2022. Para a seleção, a Comissão levou em consideração os seguintes critérios: originalidade; contemporaneidade; e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.

A premiação

Serão concedidos os seguintes prêmios aos vencedores: um Prêmio Aquisição no valor de R$ 11.450,00; e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade no valor individual de R$ 3.180,00. Menções Honrosas poderão ser concedidas a critério da Comissão de Seleção e Premiação.

A Comissão

Claudia Paranhos - Mestre em artes visuais - arte contemporânea (UFPEL), licenciada e bacharel em artes visuais (UFRGS). Artista, professora, agente cultural e pesquisadora na área de artes visuais. 

Ben Berardi - Licenciado em Ciências Sociais (UFRGS) tendo cursado o mestrado em Antropologia Social (UFRGS). Foi diretor do Centro Cultural Usina do Gasômetro e da Casa de Cultura Mario Quintana. 

Niura Legramante - Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte (UFRGS); Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de História, Teoria e Crítica da Arte.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)