Exposição

Oswaldo Cruz, o Médico do Brasil está na Amrigs

Os painéis cedidos pelo Memorial Foto: Camila Domingues
Os painéis cedidos pelo Memorial Foto: Camila Domingues

A exposição itinerante Oswaldo Cruz, O Médico do Brasil está montada no jardim de inverno da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) até 15 de outubro. A mostra, que foi emprestada à entidade pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, tem entrada franca e pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, e das 9 às 13 horas, aos sábados e domingos. A Amrigs fica na Avenida Ipiranga, 5.311.

Produzida em 2003 pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil, a exposição Oswaldo Cruz, O Médico do Brasil reúne 18 painéis sobre a vida e o trabalho do sanitarista que venceu a febre amarela no início do século XX. Naquela época, a cidade do Rio de Janeiro transformou-se em "porto maldito" por causa da doença.

Oswaldo Cruz (1872-1917) ficou famoso também por combater a varíola e a peste bubônica. A mostra destaca a descoberta e as características dessas patologias e da febre amarela, as medidas sanitárias da época e a Revolta da Vacina (1904). Graças à obstinação de Oswaldo Cruz, as campanhas de vacinação e de saúde pública tornaram-se práticas corriqueiras e bem aceitas no Brasil.

A montagem da exposição na Amrigs é resultante de uma parceria entre o Memorial da Câmara e o Centro de Memória da entidade médica, com apoio do Instituto Vida Solidária, da Amrigs. Informações no Memorial da Câmara (fones 51-3220-4187 e 3220-4318) e na Amrigs (fone 51-3014-2001).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Memorial conta trajetória de Oswaldo Cruz na Amrigs