Tribuna Popular

Paróquia Santo Antônio do Partenon festeja seus 95 anos

Frei abençoa pães distribuídos durante a sessão plenária desta segunda-feira Foto: Elson Sempé Pedroso
Frei abençoa pães distribuídos durante a sessão plenária desta segunda-feira Foto: Elson Sempé Pedroso

O frei Carlos Raimundo Rockenback ocupou a Tribuna Popular nesta segunda-feira (28/8), durante a sessão plenária da Câmara Municipal, para comemorar o 95º aniversário da Paróquia Santo Antônio do Partenon, no Bairro Santo Antônio. Recordando a história da Paróquia, frei Rockenback relatou que, em 1876, um cidadão porto-alegrense que possuía um terreno na colina do Partenon construiu uma capela naquele local, dedicando-a a Santo Antônio, de quem era devoto. A capela, então, passou a pertencer à Paróquia do Menino Deus, sendo dirigida pelos religiosos capuchinhos a partir de 1903. Devido à grande distância, porém, a comunidade solicitou a transformação da capela em paróquia, reivindicação que foi atendida em 1911.

Frei Rockenback destacou alguns personagens que marcaram a história da Paróquia, nestes 95 anos, e lembrou nomes como os de frei Germano de Saint’Sixt, que esteve à frente da paróquia entre 1915 e 1938 “e foi idealizador do belo templo que pode ser contemplado até hoje”; do frei Antônio de Caxias, que dirigiu a Santo Antônio entre 1939 e 1945; e do frei Irineu Costella, pároco de 1986 a 2002. “Destaco também os milhares de voluntários que, desde o início da Paróquia, fazem a sua história.”

Segundo frei Rockenback, a Santo Antônio tem 22 pastorais organizadas, várias delas prestando atendimento no âmbito social. O pároco aproveitou para conclamar a todos a colaborarem com a campanha de restauração do templo, “um patrimônio de Porto Alegre”. Informou que, no próximo domingo (3/09), será celebrada uma missa solene e, ao meio-dia, haverá um almoço festivo.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)