Sessão solene

Paulo de Argollo Mendes recebe Comenda Porto do Sol

  • ´Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Paulo de Argollo Mendes. Na foto: o vereador João Bosco Vaz, presidente do SIMERS homenageado, Dr. Pulo de Argollo Mendes, proponente da homenagem, vereador Dr. Goulart e o secretário Estadal de Sade, João Gabbardo.
    Argollo (c) recebe a comenda entregue por Dr. Goulart (d) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Paulo de Argollo Mendes. Na foto: presidente do SIMERS homenageado, Dr. Pulo de Argollo Mendes.
    Argollo destacou trajetória no Simers e as lutas da classe médica (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Na tarde desta sexta-feira (30/9), foi entregue a Comenda Porto do Sol, concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre, ao médico e presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes. A sessão solene foi proposta pelo vereador Dr. Goulart (PTB) e foi presidida pelo vereador João Bosco Vaz (PDT).

Bosco iniciou a sessão elogiando o caráter pessoal e profissional do doutor Argollo. “As pessoas comuns não entendem muito do que é feito aqui na Casa. Mas nós, vereadores, temos a obrigação de reconhecer esse talento em vida, que ajuda no desenvolvimento de Porto Alegre”, declarou. O vereador também agradeceu ao vereador Dr. Goulart, “grande defensor da categoria médica”, pelo convite de presidir a sessão. “As pessoas que têm uma causa certamente são mais felizes”, afirmou Bosco, encerrando seu discurso.

Proponente da homenagem, o médico e vereador pelo PTB Dr. Goulart afirmou que o homenageado é “a maior fonte formadora de opinião sobre saúde pública no Rio Grande do Sul” e que ele se coloca do lado dos mais pobres e necessitados. “O doutor Argollo está pronto para ser nosso deputado federal da saúde, nosso senador ou até o ministro da Saúde”, declarou, sob muitos aplausos. Mas Goulart também falou das dificuldades de ser médico: “O nosso grito é pouco ouvido na cidade. E, no estado e no país, é até menos”, lamentou, ressaltando a importância do Simers.

Depois da entrega da comenda, Paulo de Argollo Mendes falou sobre o Simers, “que é o que me traz aqui”. “Tive a sorte de juntar um grupo de médicos extremamente competentes e aguerridos desde 1998”, disse o presidente do Simers. “Nos anos 90, houve vários embates, pois naquela época os médicos eram os culpados de tudo. Mas vencemos muitas delas.” Argollo ressaltou a criação da Defensoria Médica e do Pronto Simers.

Também estiveram presentes à homenagem o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, o ex-deputado Germano Bonow (DEM) e o vereador João Carlos Nedel (PP).

Trajetória

Natural de Porto Alegre, Paulo de Argollo Mendes nasceu em 7 de fevereiro de 1949. Argollo é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e especializado em medicina interna e gastroenterologia. Posteriormente, fez pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Simers desde 1998, interessou-se pelos movimentos sindicais e associativos desde o início da carreira.

De acordo com o vereador Dr. Goulart, o marco na trajetória profissional de Paulo Argollo foi o ingresso no Grupo Hospitalar Conceição, quando iniciou a trajetória como um líder destacado. Primeiro, tornou-se chefe do Serviço de Emergência e, em seguida, tornou-se presidente da Associação dos Médicos do Hospital Conceição. Foi conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, membro do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, presidente da Confederação Médica Brasileira e secretário de Relações Internacionais. Posteriormente, tornou-se presidente da Federação Nacional dos Médicos.

Além da Comenda Porto do Sol, Paulo de Argollo Mendes já recebeu os títulos de Cidadão Emérito de Porto Alegre, da Câmara Municipal, e Medalha do Mérito Farroupilha, do Governo do Estado.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)