Plano Diretor

Seminário discute projeto de ciclovias para a Capital

Comunidade participou do evento Foto: Bruno Todeschini
Comunidade participou do evento Foto: Bruno Todeschini

O vereador Mauro Zacher (PDT), relator da Temática 1 da Comissão Especial do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) - que analisa Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial -, promoveu, junto com o vereador Beto Moesch (PP), o Seminário sobre Planejamento Cicloviário na manhã desta sexta-feira (8/5) no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Tramita no Legislativo municipal, desde 2008, projeto do Executivo que mapeia vias da capital adaptáveis ao trânsito de bicicletas. O projeto chegou a ser aprovado por todas as comissões da Casa e entrar na Ordem do Dia, porém, segundo Zacher, a Temática optou por ampliar a discussão. Conforme o vereador, a iniciativa de fazer o Seminário surgiu do fato de o projeto estar prestes a voltar à OD.

De acordo com a proposta do Plano Diretor Cicloviário, a rede cicloviária pode alcançar até 495km de extensão. Três trechos, um na Avenida Ipiranga, de 6,6km de extensão, outro na Avenida Sertório, com 7,8km, e outro na Restinga, com 3,2km, devem ter execução das obras priorizada em 2009, assim que a Lei for aprovada. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Afonso Senna, “Porto Alegre vai assumir, a partir disso, um novo patamar com relação a outras capitais do mundo, na Europa e Estados Unidos, por exemplo, onde as ciclovias estão por toda a parte”.

Estiveram presentes representates de diversas entidades relacionadas às questões que envolvem o uso da bicicleta como transporte e como prática desportiva. Fernando Dornelles, da Associação de Ciclistas da Zona Sul (ACZS), elogiou o projeto, mas fez algumas críticas. “Precisamos que haja um espaço exclusivo nas ciclovias para o treino do ciclismo”, disse. Presentes também Euclides Reis e Eduardo Mallmann, da Trensurb, Cláudio Derli da Silveira, da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitana, e Alberto Jakubaszko, do Conselho de Usuários do Parque Farroupilha.

O seminário contou ainda com a presença dos vereadores Adeli Sell (PT), João Pancinha (PMDB), Airto Ferronato (PSB), Valter Nagelstein (PMDB), Toni Proença (PPS), Marcello Chiodo (PTB), Maria Celeste (PT), Dr. Thiago Duarte (PDT), João Antônio Dib (PP) e Haroldo de Souza (PMDB).

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Plano Cicloviário da Capital vai à votação neste mês