Sessão Solene

Plataforma de leitura Elefante Letrado recebe o Troféu Câmara Municipal

Entrega do Troféu Câmara Municipal de Vereadores à Scheila Rodrigues de Sena Vontobel, idealizadora da plataforma Elefante Letrado.
Scheila (c) fundou a plataforma Elefante Letrado (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Sócia fundadora da Elefante Letrado, primeira plataforma digital de leitura para estudantes do Ensino Fundamental, Scheila Vontobel foi agraciada com o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre na noite desta terça-feira (4/6).  A homenagem, proposta pelo vereador Valter Nagesltein (MDB), chama a atenção para o importante trabalho de criar o hábito de leitura nas crianças, impactando positivamente no seu desenvolvimento.

Em seu discurso, Nagelstein enfatizou que desde que foi criada, em janeiro de 2014, até hoje, mais de 55 mil crianças já foram impactadas pela ferramenta, que conta com mais de 2 milhões e 95 mil livros lidos e que aumentou em dez vezes a média de leitura entre as crianças. O vereador pediu que seu filho mais novo, Mathias Nagelstein, lesse o trecho de um dos livros do elefante letrado.  “A plataforma ajudou fantasticamente na alfabetização do meu pequeno. É maravilhoso saber que as crianças da rede pública municipal terão acesso a ela, tendo em vista que Scheila doou os direitos do Elefante Letrado para a prefeitura da capital”, disse, enfatizando que 30% da população brasileira nunca comprou um livro sequer e que 44% da população do Brasil não lê.

O parlamentar afirmou que a a educação é a base de tudo, mas não só ela. “No Uruguai é quase zero o analfabetismo, mas não houve um salto econômico porque não há inovação e empreendedorismo. Todos nós sonhamos com uma cidade tecnológica, desenvolvida e democrática, em que todas as possam acessar a cultura e a educação. Hoje, as crianças que acessam o Elefante Letrado estão lendo dez vezes mais que a média brasileira”, concluiu Nagelstein. 

Homenageada 

Scheila Vontobel destacou que a intenção do projeto é impactar positivamente as crianças. “Até hoje não há nada parecido com o que desenvolvemos. Eu sabia dos dados negativos referentes à leitura no nosso pais. Desenvolvemos a plataforma na Índia e hoje alcançamos mais de 2 milhões de livros lidos. Nossa biblioteca traz mais de 300 autores e recentemente fomos aprovados integralmente pelo Ministério da Educação para participar no guia de tecnologia”, salientou. Scheila disse que depois de cinco anos de trabalho, o troféu é um indicativo de que estão no caminho certo. “Obrigada, Valter Nagelstein, pela deferência, agradecemos imensamente esse reconhecimento. Agradeço ao meu marido por ter acreditado nesse projeto e ter me incentivado e encerro minha fala citando uma frase que recebi hoje: "Um pequeno passo para um elefante, um grande passo para o futuro do pais”, finalizou. 

A presidente do Legislativo, que também presidiu a sessão, vereadora Mônica Leal (PP), parabenizou pelo trabalho e alcance. “Tenho para mim como cidadã que o livro e a leitura são ferramentas maravilhosas para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade. Prestigiaram a sessão, os vereadores Ricardo Gomes (PP), Nelcir Tessaro (DEM), Comissário Rafão Oliveira (PTB) e Reginaldo Pujol (DEM). O cônsul da República da Sérvia, Edison Freitas da Siqueira, e o secretário de Educação do município, Adriano Naves de Brito, representando o prefeito de Porto Alegre, também estiveram presentes.

 

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg.prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)