PLENÁRIO

Câmara homenageia 18 anos da Escola de Gestão Pública

  • Câmara homenageia 18 anos da Escola de Gestão Pública
    Câmara homenageia 18 anos da Escola de Gestão Pública
  • Câmara homenageia 18 anos da Escola de Gestão Pública
    Câmara homenageia 18 anos da Escola de Gestão Pública

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (24/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre destinou o período de Comunicações para homenagear os 18 anos da Escola de Gestão Pública (EGP). O ato contou com a presença do secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, e da coordenadora da EGP, Fernanda Jardim.

Proponente da homenagem, a vereadora Tanise Sabino (PTB) falou da alegria em celebrar a “maioridade” da Escola, lembrando que foi sua coordenadora por seis anos, no período entre 2009 e 2015. Segundo ela, o órgão tem como função coordenar as práticas de aprendizagem, atualização e educação continuada dos servidores públicos municipais. “Entendo que proporcionar ao cidadão um serviço de qualidade é o objetivo de todo gestor público, mas alcançar a excelência depende da capacitação dos servidores”, afirmou. 

A parlamentar citou que a EGP se modernizou ao longo dos anos, desenvolvendo programas e parcerias para garantir desde a conclusão do ensino fundamental até a realização de pós-graduação pelos servidores, passando pela oferta de curso de idiomas para preparar o atendimento a turistas durante a Copa do Mundo, em 2014, e à adaptação ao ensino remoto durante a pandemia. Ela ainda ressaltou que a Escola é referência no país e parabenizou todos os servidores do órgão.

O presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT), também saudou o transcurso de 18 anos da EGP e destacou que a Câmara recentemente renovou a parceria entre a Escola do Legislativo Julieta Battistioli com o órgão. Lembrando que é “muito oportuno e importante a capacitação constante dos servidores'', destacou que o trabalho que vem sendo feito através de plataformas virtuais tem permitido a preparação dos servidores durante a pandemia. Bins Ely citou que teve a oportunidade de presidir a Escola do Legislativo, quando a Câmara contribuiu inclusive na formação e capacitação para o conselho tutelar.

Fernanda Jardim falou da honra de estar à frente da Escola de Gestão Pública “em uma data tão significativa” e de poder voltar à Câmara na condição de coordenadora da EGP. Conforme ela, o órgão tem se dedicado ao servidor do Município há 18 anos para além da capacitação, pois também cuida, valoriza e incentiva o desenvolvimento das habilidades individuais. A coordenadora também destacou que a EGP superou o desafio de se adaptar às novas tecnologias. “Quando a Escola se dedica à capacitação dos servidores, também está contribuindo para a entrega de serviços mais eficazes”, finalizou.

Cláudio Janta (SD) falou sobre o importante papel da Escola de Gestão Pública da PMPA diante da necessidade atual de preparo dos servidores para uso de tecnologias em função da pandemia e também com a intenção de manter o home office como modalidade de trabalho. Reforçou a importância da Escola para o crescimento e aperfeiçoamento dos servidores. (LC)

Moisés Barboza (PSDB) também parabenizou os 18 anos de trabalho da Escola de Gestão Pública da Prefeitura e relembrou que o PSDB sempre teve a gestão de qualidade como um de seus princípios, com foco na aprendizagem e na qualificação do servidor público. Saudou a coordenadora da Escola, Fernanda Jardim: "No ano passado, nos abrilhantou com um de seus projetos. Vosso lugar é aqui conosco nesta tribuna". (LC)

 

Lurdes Sprenger (MDB) ressaltou a qualidade dos treinamentos realizados e relembrou o momento em que trabalhou na Secretaria Especial de Direito Animal (SEDA) e que por diversas ocasiões recorreu a Escola de Gestão Pública (EGP), para solicitar capacitações na área da causa animal. Na época, a vereadora Tanise Sabino era diretora da EGP.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Liziane Cordeiro (reg. prof. 14176)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Assessoria Vereadora Psicóloga Tanise Sabino