Plenário

Discursos de Comunicações

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos no período de Comunicações da sessão desta quinta-feira (27/4):

DESLIGAMENTO – Neuza Canabarro (PDT), relatora da CPI que apura o excesso de licenças médicas no município, anunciou que a vereadora Clênia Maranhão (PPS) pediu desligamento da comissão, aceito pelo presidente João Antonio Dib (PP), e será substituída pelo vereador Professor Garcia (PPS). Neuza anunciou que a CPI tem cronograma definido de visitas a escolas e instituições para tomar conhecimento de documentos e que pretende encerrar as atividades em julho. (CB)

VIOLÊNCIA – Carlos Todeschini (PT) cobrou providências do governo do Estado para a falta de segurança no entorno das escolas da Zona Norte. Na sua opinião, a situação é de negligência da Secretaria de Justiça e Segurança, que, segundo ele, não consegue dar o “atendimento mínimo e elementar” àquela região da cidade. Todeschini disse que a falta de iluminação e de capina agravam o problema, facilitando a ação dos bandidos. O vereador contou que ouviu relatos comoventes de vítimas da violência em encontro realizado no Instituto São Francisco. (CB)

RECESSO – Ibsen Pinheiro (PMDB) definiu o projeto para a redução do recesso parlamentar na Câmara Municipal como um dos produtos da intimidação das casas legislativas. Na sua opinião, está errada a idéia de que recesso significa férias. “Se fossem férias, haveria o pagamento do um terço constitucional”, afirmou. Ibsen também definiu o fim do jeton no Congresso como mais uma das “alterações que produzem efeitos perversos” porque provocam “substituições por expedientes de diversas naturezas”. (CB)      

ASSENTAMENTOS - Elói Guimarães (PTB) relatou visita a Brasília, na qual tratou com o Ministério das Cidades sobre áreas para assentamentos na capital. Adiantou que o terreno nas proximidades da Fiergs está descartado, mas que outras alternativas serão apontadas para as famílias da Vila Dique, que terão de ser transferidas com a ampliação do aeroporto. Presidente da Cuthab, Elói também reclamou sobre o que considera interferência da Cedecondh em questões que competem à Cuthab. “A convocação constante de autoridades e representantes das comunidades leva ao desgaste”, argumentou, defendendo que cada comissão se atenha ao seu campo de atividades. (AB)

NEPOTISMO - Aldacir Oliboni (PT) apelou aos colegas vereadores para votação, na próxima semana, do projeto que acaba com o nepotismo na esfera municipal. Lembrou que o judiciário vem sendo instrumento de vanguarda na questão e lamentou a inexistência de lei maior que dispense a apresentação de projetos específicos em estados e municípios. “É preciso que passemos a sinalizar uma forma mais concreta e direta de que nós também não concordamos come essa prática”, reiterou, reivindicando às lideranças partidárias acordo para votação imediata da matéria de sua autoria. Oliboni assinalou que a proposta prevê vigência a partir do próximo ano, o que permitirá que Legislativo e Executivo façam suas adequações.  (AB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Andréia Bueno (reg. Prof. 8148)