Plenário

Discursos de Grande Expediente e de Comunicações

MST - Ervino Besson (PDT) lamentou que a imagem do Estado e do Brasil venha sendo prejudicada por movimentos como o MST. Observou que durante o XX Fórum da Liberdade, ocorrido em Porto Alegre dias atrás, a presença de um caminhão destruído durante uma invasão de terras no RS causou indignação entre os participantes. Segundo ele, o veículo foi posto no local pelos organizadores do evento para mostrar os ataques que a propriedade privada está sofrendo no país. "É a imagem da destruição, do desrespeito à Constituição." (MAM)

LIVROS - Margarete Moraes (PT) defendeu a criação de bibliotecas comunitárias em todas as regiões da cidade.Lembrou que ontem foi o Dia Nacional da Literatura Infantil, data que marca o nascimento de Monteiro Lobato, escritor que foi precursor da literatura para crianças no país. Margarete citou o poeta Mário Quintana: "Os livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas". Defendeu também a reforma agrária. "Nos países desenvolvidos não existem mais latifúndios. Os alimentos só vêm da pequena propriedade." (MAM)

SERVIDORES - Adeli Sell (PT) criticou o tratamento dado pela prefeitura aos servidores municipais. Disse que enquanto o governo corta horas extras de trabalhadores da capina e dos fiscais, paga horas extras a funcionários de cargos em comissão (CCs). "Nunca havia visto isso acontecer. Tenho provas e gostaria que a base aliada do governo contestasse a denúncia." Afirmou que se a situação continuar, vai procurar o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado para denunciar as irregularidades. (MAM)

HOMENAGEM - Elói Guimarães (PTB) agradeceu ao Exército brasileiro pela homenagem recebida na manhã de hoje. O vereador disse que foi condecorado com o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito Militar. Lembrou que o 19 de abril marca o nascimento do Exército, em 1648. "Foi naquele dia, em Guararapes, que brancos, caboclos, negros e índios se uniram e expressaram a primeira manifestação brasileira, expulsando os holandeses do território nacional." (MAM)

HPS - João Antonio Dib (PP) ressaltou a necessidade de o Hospital de Pronto Socorro (HPS) ser bem tratado. "Peço a seu diretor que não meça esforços para preservar esse patrimônio da cidade", disse. O vereador lembrou que o HPS foi idealizado pelo ex-prefeito José Loureiro da Silva, em sua primeira gestão (1937-1943). Segundo Dib, um relatório de Loureiro daquela época atestava a precária situação da saúde pública em Porto Alegre. Dib ainda lembrou que o HPS dispõe de fundações para receber mais quatro pavimentos além dos quatro existentes. Também parabenizou os profissionais do hospital, pelo atendimento prestado à população. (CB)

CALAMIDADE- Aldacir Oliboni (PT) criticou o governo municipal pela situação de calamidade pública que se encontra a saúde em Porto Alegre. Oliboni fez referência aos 63 anos do Hospital de Pronto Socorro (HPS), lembrando que o mesmo sempre foi considerado um exemplo e uma referência na área da saúde. “Hoje, no aniversário do HPS, os funcionários estão fazendo uma manifestação para denunciar as péssimas condições de trabalho, como a falta de seringas e gaze, materiais de uso cotidiano e imprescindível para o exercício da profissão”. Também citou as péssimas condições no Postão da Vila Cruzeiro, “onde as pessoas estão deitadas em colchões à espera de atendimento”.  (AC)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Alexandre Costa (reg. prof. 7587)