Plenário

Discursos de Lideranças

A possibilidade de criação de uma CPI do Lixo na Câmara Municipal de Porto Alegre foi o tema dos pronunciamentos dos dois vereadores que se manifestaram em tempo de Liderança na sessão desta quarta-feira (9/8):

LIXO – Carlos Comassetto (PT) reafirmou a necessidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a licitação para a coleta de lixo na Capital. O vereador disse que a CPI deverá descobrir por que o preço da tonelagem do lixo subirá de R$ 38,00 a R$ 71,00 segundo o edital considerado fraudulento. Outro item considerado grave a ser desvendado, segundo Comassetto, é a suposta máfia atuante no setor do lixo citada pelo último diretor do DMLU, que se demitiu no final de semana. “Não podemos ficar calados”, afirmou. “Como gestores públicos, devemos saber onde está essa máfia - se na prefeitura ou em outro setor da cidade.” (CB)

LIXO II – Bernardino Vendrúscolo (PMDB) afirmou que, se o PT apresentar uma prova concreta de irregularidades no DMLU, assinará o pedido de abertura da CPI do Lixo. O vereador propôs, porém, que a investigação abranja também parte do tempo em que o DMLU foi administrado pelo PT, tendo como objeto a última licitação feita no governo da Frente Popular. “O lixo está cada vez mais podre, mas não podemos nos precipitar e fazer discursos irresponsáveis, pois podemos estar condenando alguém sério”, declarou. “O problema não é de agora, vem do governo anterior também.” (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)