Plenário

Discursos de Lideranças

No período destinado às comunicações de Lideranças na sessão plenária desta segunda-feira (16/10) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

COMISSÃO - Maristela Maffei (PSB) disse que pedirá instalação de comissão especial da Câmara para debater o projeto do Executivo de alterações no transporte coletivo no Centro de Porto Alegre. Reclamou que a prefeitura primeiro anunciou o projeto para depois debater o tema com a sociedade. “Serão construídos três elefantes brancos sem que os 300 mil usuários do Centro e os comerciantes sejam ouvidos.” A vereadora disse ainda não acreditar que a Câmara aceitará a proposta do Executivo. (MM)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) considerou “importante” o fato de o Conselho Municipal de Saúde não ter aprovado relatório trimestral da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Há 15 anos não ocorria isso. O governo recebeu recado de que a Saúde está mal em Porto Alegre.” Segundo Oliboni, o PAM-3 mantém atendimento de pessoas abrigadas em colchonetes, enquanto os recursos que seriam destinados à reforma daquele posto de saúde foram desviados para o HPS. “A população não tem perspectivas quanto ao aumento de serviços de saúde na cidade. (CS)

PROFESSORES I - João Dib (PP) saudou, em nome da bancada do PP, a passagem do Dia do Professor neste domingo (15/10). Segundo ele, o professor constitui-se no profissional mais importante da nossa sociedade. “Todos lembram da primeira professora.” Lembrou que, quando foi prefeito da Capital, deu prioridade ao atendimento dos professores. “Sem professor, a sociedade não existiria. É uma profissão que requer grande sacrifício e é muito mal remunerada. (CS)

PROFESSORES II - Lembrando que é professor de história, Raul Carrion (PCdoB) prestou homenagem à categoria. Afirmou que os professores tiveram avanços importantes, no governo Lula, na área de educação. “No governo passado, houve uma luta para impedir privatizações das universidades. Agora, novos campi universitários e escolas técnicas foram abertos.” Carrion também manifestou preocupação com a situação da saúde em Porto Alegre, em função da rejeição do relatório trimestral da SMS. (CS)

INDENIZAÇÕES - José Ismael Heinen (PFL)  citou reportagem da revista Veja e do jornal Zero Hora e criticou as indenizações aos anistiados políticos no País. Considera uma contradição do governo brasileiro utilizar bilhões de reais dos cofres públicos, a fundo perdido, para indenizar os anistiados, quando existem pessoas passando fome no Brasil. Questionou que tipo de democracia temos no país e que anistia foi instituída. Também homenageou os professores  pela data de 15 de outubro, Dia do Professor, e considera necessário que o Brasil respeite seus professores. (MM)

COMPARAÇÃO - Neuza Canabarro (PDT)  disse que os professores estaduais não têm o que comemorar, devido aos baixos salários e as péssimas condições de trabalho. Considera a luta dos professores insana e afirmou que a categoria  perdeu espaço na sociedade. Também comparou o salário dos professores municipais de Porto Alegre ao dos professores estaduais, afirmando que os professores do município são melhor remunerados. Avalia que somente através de condições dignas e investimentos na educação o país vai atingir o desenvolvimento econômico e social

ENSINO - Claudio Sebenelo (PSDB) também falou do Dia dos Professores. Criticou a imposição do ensino “que não possibilita aos alunos pensar, sonhar e fantasiar”.  Também citou o equívoco de setores da sociedade brasileira que consideram que o presidente da República não precisa estudar. Afirmou ainda que “estão querendo nos ensinar que não precisa estudar e ter conhecimento para galgarmos conhecimento”.

Marco Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Alexandre Costa (reg. prof. 7587)