Plenário

Lideranças

Na sessão ordinária de hoje (15/6), os vereadores de Porto Alegre se manifestaram sobre os seguintes assuntos:

PORTUGAL – Sofia Cavedon (PT) relatou viagem a Portugal, quando participou do voo inaugural entre Lisboa-Porto Alegre, representando a Câmara Municipal. “É um investimento complexo, ousado e de sucesso que a TAP disponibiliza”, disse ao ressaltar que a equipe da companhia é oriunda da Varig. “Essa rota coloca Porto Alegre com outra condição em relação ao mundo”. Sofia destacou visita ao Cais do Porto de Lisboa, local que ganhou um museu oceanográfico e espaços para feiras e eventos, e a uma escola profissionalizante que atende alunos a partir dos 14 anos de idade e com a 6ª série completa. (LO)

BRASÍLIA – Mauro Pinheiro (PT) relatou viagem a Brasília (8 e 9 junho) para participar do Fórum Permanente das Microempresas, promovido desde 1999 com representantes de todo Brasil junto com o Ministério do Desenvolvimento Econômico. “Discutimos projeto de lei que tramita na Câmara e que aborda empresas individuais e micro e pequenas empresa em modalidades diferentes das atuais”, disse. Lei já aprovada e que ainda falta regulamentação sobre a Lei Geral da Microempresa também foi abordada no encontro, segundo Pinheiro. Ele agora espera que Porto Alegre seja sede de um encontro regional sobre o tema. (LO)

DCE – Carlos Todeschini (PT) discutiu sucessivos conflitos com o movimento estudantil e o DCE da PUCRS. Relatou episódio, na segunda-feira, que acabou em pancadaria e precisou da intervenção da Brigada Militar. “Não é um episódio recente. Há mais de duas décadas existem equívocos e manipulações nas eleições”. Ele informou que hoje haverá outro encontro com a participação de vereadores e a direção da instituição para mediar o conflito. “O DCE age com a ausência de procedimentos democráticos e a reprodução de um grupo que está no poder há 22 anos”, criticou. (LO)

ALAMEDA - Aldacir Oliboni (PT) criticou a direção do DMLU por utilizar o antigo Terminal Alameda, na zona Leste da cidade, como ecoponto para fazer transbordo de lixo. Atualmente desativado, o terminal funcionava como ponto para baldeação das linhas de ônibus ao tempo da gestão do prefeito Guilherme Vilela. Oliboni lembrou que a Câmara havia aprovado o gravame da área como de interesse social (AEIS). Segundo ele, a obra irregular foi denunciada ao Ministério Público, pois a comunidade reivindica que seja construído o posto de saúde, com quatro equipes de PSF, previsto para aquele local. (CS)

RODOVIÁRIA - Alceu Brasinha (PTB) defendeu a construção de uma nova Estação Rodoviária de Porto Alegre em outro local da cidade. Segundo ele, a atual Estação se tornou um terminal de péssima qualidade, pois não sofreu reformas nos últimos anos. "Está estagnada e colabora para aumentar o gargalo do trânsito naquele local. É hora de mudar para outro local." Brasinha acredita que não haja espaço físico suficiente para a Rodoviária permanecer onde está atualmente e apenas ser submetida a reformas. "É preciso estacionamento para os táxis e oferecer serviços de qualidade. Os banheiros são de péssima qualidade e pagos." (CS)

ACESSIBILIDADE - Waldir Canal (PRB) solicitou agilidade para a instalação de equipamentos para crianças portadoras de necessidades especiais em praças e paques o que, segundo ele, está consagrado na Lei Municipal 10.833 de 2010. Disse que esteve no Parque dos Maias, no último final de semana, e que a praça do bairro está reformada, mas sem equipamento específico para essas crianças. O vereador informou que solicitou ao prefeito José Fortunati a colocação de brinquedos especiais no local. “Na periferia as crianças que necessitam desse equipamento acabam no chão ou na cadeira de rodas ficando excluídas das atividades recreativas”, lamentou. (FCC)

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)