Plano Diretor

Plenário rejeita emendas ligadas à implantação do metrô

Kasper disse que projeto do Metrô pode sofrer mudanças no traçado Foto: Livia Stumpf
Kasper disse que projeto do Metrô pode sofrer mudanças no traçado Foto: Livia Stumpf

Duas emendas que receberam pedido de destaque, na votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), na Câmara Municipal de Porto Alegre, estavam relacionadas à implantação da Linha II do Metrô da Capital. Ambas foram rejeitadas, após avaliação feita pelo plenário, no início da noite desta segunda-feira (30//11).

A primeira a ser votada, emenda de nº 397, do vereador Reginaldo Pujol (DEM), propunha alterações no regime urbanístico das vias que compõem os eixos de desenvolvimento da Linha II do Metrô e da Terceira Perimetral. A proposta projetava para essas áreas uma densidade de 420 habitantes por hectare, regime volumétrico com altura máxima de 52 metros e taxa de ocupação de 75%.

Do vereador Carlos Comassetto (PT), a emenda de nº 490, também rejeitada pelo plenário, visava a gravar no PDDUA, no capítulo da Estratégia de Mobilidade Urbana, a ampliação do traçado na linha do Trensurb. De acordo com o autor, a inclusão do texto no Plano Diretor proporcionaria “a otimização da ampliação e futuramente o desafogo do trânsito na Capital, em especial no centro da cidade, bem como para a Copa 2014”.

Traçado

Na tarde desta segunda-feira, antes da votação das duas propostas, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, engenheiro Humberto Kasper, teve a oportunidade de se manifestar aos vereadores. Segundo ele, um dos aspectos a serem definidos seria a escolha da primeira fase de implantação e a região a ser escolhida. “O tempo é curto para tomar uma decisão”, disse Kasper.

O superintendente afirmou ainda que, em termos de diretrizes do projeto, nada se alteraria. “Por isso já apresentamos um trabalho, ao longo dos últimos cinco anos, em conjunto com EPTC e Metroplan, para um plano integrado para Porto Alegre e região metropolitana”. Kasper informou que a rede do metrô, que possui 34km de extensão em forma de um anel como traçado, terá tempo de execução entre 20 a 25 anos, “mas poderá sofrer reformulações de traçados”.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)
Carla Kunze (reg. prof. 13515)