Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações

Na sessão ordinária desta segunda-feira (20/4), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas nos tempos de Comunicações: 

HOSPITAL - Carlos Casartelli (PTB) comunicou aos vereadores o processo em relação ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que atende pacientes de maneira privada. “Este assunto deve ser trazido à Cosmam. O Hospital de Clínicas é um hospital de ensino e por isto, se público, deve ser 100% SUS.” Segundo o vereador, o Tribunal de Contas apurou que o valor arrecadado pelo hospital é pouco. Segundo ele, os pacientes, em alguns casos, têm entrada privilegiada. “É impossível que não consiga ver no sistema qual a fila de espera do SUS em relação aos pacientes privados.” Ao finalizar, solicitou que a Cosmam tome uma posição e questione a entidade sobre o problema. “O hospital possui duas portas de entrada, com atendimentos diferenciados. Nós precisamos rever esta questão e esclarecer os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas.” (CPA)

ÁGUAS - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre a votação da Indicação referente ao Museu das Águas. Conforme citou o vereador, Porto Alegre ainda está em dívida com seu rio. “Nós vivemos em um estuário magnífico, aqui chegam cinco grandes rios que cobrem grande parte do Estado.” Comassetto falou sobre os lixos depositados nos rios que, segundo ele, estão cada vez mais frequentes. “Perto da minha casa, vejo restos de lixos e até mesmo sapatos boiando no local. É lamentável." Ao finalizar, o vereador declarou que acredita na importância da Indicação e que torce para a sua aprovação. (CPA)

SAÚDE - Cláudio Janta (SDD) falou sobre as verbas exclusivas que hospital de Clínicas da Capital recebe. “Este hospital deve ser financiado 100% SUS. Gostaria de saber quem deu a ordem para trabalharem desta maneira. Um hospital que recebe verba de dois ministérios e verbas altamente sustentáveis.” Janta ressaltou que a entidade está atendendo mais de 30% dos pacientes privados. "Deve haver investigações para que a direção do hospital possa prestar contas e esclarecer estas acusações." Ao concluir, falou sobre o projeto de terceirização dos trabalhadores: “Não se viu ninguém da bancada do PT falando sobre o assunto. E quero dizer que as nossas cinco emendas garantem direitos aos trabalhadores e tiveram 300 votos a favor no Congresso Nacional.’’ (CPA)

DESABAFO - Delegado Cleiton (PDT) falou sobre a responsabilidade do trabalho exercido por um vereador. “Estou aqui representando cerca de sete mil pessoas. Não posso deixar elas sem apoio.” Segundo Cleiton, muitas pessoas não sabem respeitar a opinião e acabam faltando com respeito. "Se trabalhamos em conjunto devemos respeitar as opiniões dos outros, faço o meu trabalho de acordo com meus princípios." Ao citar, o discurso realizado pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), referente a compra de terrenos invadidos, declarou: "Eu trabalho para defender também, aqueles que necessitam de ajuda. Eu não defendo aqueles que tiram vantagem sobre os outros.” (CPA)

ÁGUAS - Sofia Cavedon (PT) destacou a importância da criação do Museu das Águas, espaço que, segundo a vereadora, se destinará à memória e preservação orla da capital. “Compartilho da luta desse movimento, formado por membros da sociedade civil e governamentais, pois entendo que é essencial um espaço físico integrado às águas do Guaíba que promova a acolhida de ativistas, estudantes e pesquisadores. Por isso, a Câmara deve se manifestar por meio dessa Indicação”. Sofia lembrou que em 2012 o prefeito José Fortunati assinou protocolo de intenções para a construção arquitetônica desse espaço. “Já temos estudos que sugerem dois locais na orla: no entorno do Anfiteatro Por do Sol e no Eixo Monumental do Parque Marinha do Brasil”, salientou ao informar que o futuro líder do governo na Casa, Kevin Krieger (PP), se comprometeu em promover uma reunião com o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Especiais, Edemar Tutikian, para debater o tema. (LV)

ZOOLÓGICO – Lourdes Sprenger (PMDB) contou que recentemente visitou as instalações do Dmae e deu como sugestão que um amplo espaço desocupado no local seja utilizado como sede do Museu das Águas. A vereadora também comentou que  esteve no zoológico do município de Sapucaia do Sul, onde conheceu a equipe veterinários, sociólogos e engenheiros agrônomos com mais de 20 anos de experiência no trato com animais. “São raros os casos de animais que podem retornar à natureza, por isso a maioria, quando tem algum problema, é microchipada. E é justamente isso que defendemos para os animais domésticos que são abandonados por seus donos, pois funcionará como um mecanismo para que essas pessoas tenham mais responsabilidade”, finalizou. (LV)

CPI I - Reginaldo Pujol (DEM) solicitou a apresentação dos fatos concretos para o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal para investigar os contratos feitos pela Secretaria Municipal de Cultura para a realização dos festejos farroupilhas. Pujol defende que tanto o secretário como os servidores são pessoas de confiança, mas assegurou que se alguns fatos forem comprovados durante as investigações, o partido irá agir de forma decisiva na responsabilização dos envolvidos. (FD)

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
           Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)