Plenário

Sessão ordinária / Comunicações e Grande Expediente

Nos períodos de Grande Expediente e Comunicações da sessão desta segunda-feira (9/12), os vereadores e vereadoras de Porto Alegre abordaram os seguintes temas:

PETROBRAS - Reginaldo Pujol (DEM), no período de Grande Expediente, criticou a situação em que a Petrobras se encontra hoje, com a desvalorização das suas ações. “Esta empresa, que já foi uma das mais sólidas do mercado internacional, hoje vive uma situação altamente dramática”, lamentou, afirmando que a Petrobras é o reflexo de uma política econômica “desastrosa”. A avaliação do vereador versa sobre a injeção de recursos da empresa pública para subsidiar o preço dos combustíveis e, assim, conter o aumento da inflação. Pujol criticou o que chama de “tentativa de enganar o povo brasileiro”, principalmente com  o pré-sal que, segundo afirmou, tem se mostrado aquém do que o governo federal prometera. “Tudo é uma fantasia, tudo é uma maquiagem.” Ao final, afirmou que o ano de 2013 foi um ano “vermelho, no prejuízo”, e a Petrobras seria o reflexo disso. (GF)

SEMINÁRIO – O vereador Alberto Kopittke (PT) destacou a realização, no Presídio Central, da terceira edição do seminário Diálogos Necessários. O evento do seu mandato debateu o modelo penal, de justiça e novas fórmulas para os conflitos criminais. A atividade, segundo ele, contou com a presença de mais de 300 pessoas. Elogiou o bom trabalho realizado na Ala Luz do Cárcere (antiga E1), sob a coordenação de Carmela Grüne, voltado à ressocialização pelo direito e cidadania. Disse que é preciso discutir o modelo prisional e de justiça atuais, com um olhar mais intenso sobre as penas alternativas e a restauração e reconstrução dos laços sociais de vitimas e réus. O vereador anunciou que em março de 2014 promove a quarta edição do seminário, tendo como pauta a desmilitarização da Brigada Militar. (MG)

LIXO – O vereador Alceu Brasinha (PTB) comunicou que ainda essa semana fará a apresentação de fotos da situação do lixo de Porto Alegre no período em que a cidade era administrada pelo PT. Disse que um eleitor lhe trouxe fotos para demonstrar como agiam aqueles que hoje discursam contra o Executivo. Também elogiou a postura do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveleto, que na tarde desta terça-feira será homenageado pela Câmara. Disse que a entidade tem um trabalho sério e voltado não apenas para os grandes clubes, mas também para as divisões de base, futebol feminino e outra modalidades. Disse que não é critico ao movimento criado pelos jogadores da primeira divisão, Bom Senso FC, mas que também gostaria de ver a defesa destes aos atletas de pequenas agremiações. (MG)

URUGUAI – O vereador Idenir Cecchim (PMDB) cobrou do governo do Estado uma solução para a falta de luz no colégio Uruguai, localizado próximo ao Parque Moinhos de Vento. Convidou a vereadora Sofia Cavedon (PT) para visitar a escola e considerou inverídica a propaganda feita pelo governo gaúcho de que 1,5 mil instituições de ensino foram reformadas no Rio Grande do Sul. Duvidou que seja verdade e lembrou que não tem conhecimento de escolas reformadas na maioria dos 497 municípios. “O que o governo do Estado tem para dizer? Não consegue ligar uma luz; não tem geladeira para guardar os alimentos da merenda escolar, em uma escola em área nobre da cidade, bem pertinho do Piratini; é uma vergonha.” (MG)

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
           Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)