PLENÁRIO

Sessão ordinária / Comunicações, Grande Expediente e Lideranças

  • Comparecimento Sr. Fernando Ritter, Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre; e Srª Fernanda Fernandes, Diretora-Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Assunto: Plano Municipal de Contingência Dengue, Zika Vírus e Chikungunya 2024, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
    Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Leonado Lopes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na tribuna o vereador Idenir Cecchim.
    Idenir Cecchim (MDB) (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Nos discursos de Comunicações, Grande Expediente e Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (19/02), vereadores e vereadoras de Porto Alegre trataram sobre os seguintes temas:

CRÍTICA - Aldacir Oliboni (PT) criticou o DMAE em relação ao fornecimento de água na cidade. Destacou o desabastecimento no Morro da Cruz durante o final de semana e cobrou o órgão por soluções. “É lamentável que com toda estrutura que tem o DMAE, com tanto recurso, superávit enorme, temos que brigar tanto para o cidadão ter aquele direito de dignidade, ter a água, que é um bem humano”. Além disso, reclamou das grandes filas de espera por consultas com especialistas na saúde municipal e a falta de respostas do Executivo em relação a ações contra a dengue no município. (LP)

RACISMO - Karen Santos (PSOL) criticou a falta de letramento racial da Brigada Militar e o racismo estrutural praticado pelo sistema penal. A vereadora salientou que esta é uma pauta que existe há anos e utilizou de exemplo o recente caso do trabalhador negro que foi vítima de uma facada e foi detido pela Brigada Militar como se fosse culpado de um crime. “É para além da discussão da ação e do erro individual do soldado. Aquilo ali é uma expressão de algo muito maior e o movimento negro vem denunciando isso há décadas. E é inadmissível chegarmos na Câmara de Porto Alegre e haver um silenciamento em relação à violência que este cidadão passou.” (RR)

VIOLÊNCIA - Biga Pereira (PCdoB) repreendeu a ação da Brigada Militar no último sábado, na qual um homem negro vítima de tentativa de homicídio foi preso pelos policiais. A vereadora destacou o vídeo que circula nas redes sociais do momento da abordagem e criticou o racismo estrutural presente na sociedade e nas instituições. “É a mais nítida confirmação do racismo estrutural em nosso país, quando as forças de segurança, as lideranças e as instituições do Estado se mostram racistas e perpetuam ainda mais as desigualdades históricas e comprometem a integridade da justiça”. (LP)

AGENDA - Alvoni Medina (Republicanos) falou sobre as pautas da CEDECONDH para as próximas semanas. Amanhã (20/2) a comissão visitará duas comunidades indígenas localizadas no Morro Santana, que estão enfrentando dificuldades. No dia 29, haverá uma reunião para tratar da realidade e dos desafios das pessoas que enfrentam doenças raras. Em março, com parceria de entidades, a frente parlamentar promoverá uma ação de conscientização sobre doenças raras no Parque da Redenção. O vereador também destacou a falta de mobilidade para pessoas com deficiência nas ruas de Porto Alegre e disse que se a cidade está em constante evolução, as pautas de acessibilidade devem evoluir junto. (RR)

ENERGIA - Hamilton Sossmeier (PRD) cobrou a empresa Equatorial Energia sobre o pagamento das multas que totalizam R$ 64 milhões, aplicadas pelo prejuízo causado ao município pelo desprovimento de energia após chuvas na Capital. “Não apenas pelos estragos decorrentes da chuva forte, a falta de energia elétrica e consequentemente a falta de água, mas somado a tudo isso a dificuldade de dialogar com a empresa que adotou uma lamentável postura com as autoridades locais e também com todos os gaúchos”, reforçou o vereador. (BPA)

REPÚDIO - Idenir Cecchim (MDB) condenou as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acerca do conflito que ocorre entre Israel e palestinos na Faixa de Gaza. Em sua fala, o vereador destacou seu repúdio ao grupo terrorista Hamas e a declaração feita pela liderança. “A fala do presidente no exterior, a cada vez que ele fala, envergonha o país”, afirmou Cecchim. (LP)

GESTÃO - Jonas Reis (PT) agradeceu a presença do Simpa na plateia. “Esta casa é de vocês. É o cidadão de Porto Alegre que paga o salário de todos os vereadores e assessorias para isso aqui existir. Se tem alguém que tem que estar aqui dentro é o povo e o povo deve ser respeitado.” O vereador também se opôs às políticas da prefeitura de Porto Alegre quanto à iminente crise de casos de dengue, a precarização das instituições de saúde e criticou o sucateamento das escolas públicas da capital gaúcha. (RR)

MANIFESTAÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) se manifestou contra a radicalização na abordagem do tema do conflito entre Israel e palestinos e na fala do presidente Lula que repercutiu entre os vereadores na sessão desta segunda-feira. “É óbvio que ninguém quer morte de crianças em qualquer lado, ninguém quer guerra, ninguém quer morte.” Ele afirmou que existem fóruns onde deve-se manifestar opiniões sobre o tema e que a fala do presidente foi errônea em sua comparação. (BPA)

EDUCAÇÃO - Prof. Alex Fraga (PSOL) destacou em sua fala a escassez de vagas nas escolas de educação infantil. Além disso, fez um alerta para a projeção que prevê a falta de profissionais na educação básica nos próximos anos. “É importante que nós, vereadores e vereadoras, olhemos para o futuro da nossa cidade, porque somos a capital dos gaúchos e se esse problema se tornar generalizado no nosso estado, sentiremos duramente os impactos dessa falta de profissionais habilitados para trabalhar com o futuro da nossa cidade e do nosso estado”. (LP)

POLÍCIA - Comandante Nádia (PP) acusou Karen Santos (Psol) e Biga Pereira (PcdoB) de mentirem em relação à Brigada Militar ser estruturalmente racista e destacou que o recente caso do trabalhador negro que foi vítima de uma tentativa de homicídio não foi induzido por etnia e sim um equívoco de conduta. “Para mim, houve um erro dramático de abordagem, mas nunca de racismo. Por que quando um brigadiano negro é morto, eu não vejo tamanha comoção?”. Nádia também se opôs às recentes falas do presidente Lula sobre Israel. (RR)

TRÂNSITO - Claudio Janta (SD) tratou do engarrafamento na zona leste da cidade durante a manhã causado pela movimentação de estudantes que comemoravam o ingresso na faculdade. Ele criticou a atuação da Brigada Militar, que escoltou os alunos ao invés de dispersar a multidão. “Quando alguém na Cruzeiro pede para restabelecer sua luz, as forças de segurança da Guarda Municipal e da Brigada Militar lançam bombas de gás lacrimogêneo. Quando é Carnaval na Cidade Baixa, a Brigada e a Guarda lançam bombas e usam escudos. Quando é um trabalhador em greve em uma garagem de ônibus, a Brigada Militar também lança bombas e usa escudos. Mas ali não, porque ali daria problema”, afirmou o vereador. (BPA)

FAKE NEWS - Lourdes Sprenger (MDB) repudiou as notícias falsas divulgadas sobre a esposa do vice-governador Gabriel Souza, na qual teria tido dois carros multados por participar dos atos do dia 8 de janeiro em Brasília. “Nós não aceitamos esse tipo de publicação que foi amplamente divulgado nas redes sociais com a foto do casal. É para marcar. É odioso, é para destruir a reputação das pessoas”. (LP)

RESPOSTA - Roberto Robaina (PSOL) contestou as falas da Comandante Nádia e a acusou de defender uma estrutura racista com o objetivo de capitalizar votos para sua campanha eleitoral. “O que a vereadora tenta, contra qualquer outra inteligência, é ter o apoio da Polícia Militar. Como se para ter o apoio dos soldados precisasse ser avalista de um ato covarde praticado por um policial que deve ser punido. Os soldados da Polícia Militar não precisam disso, eles precisam é de parlamentares que defendam melhoria salarial e educação democrática”. O vereador também prestou apoio às falas do presidente Lula sobre Israel, dizendo que ele afirmou o óbvio: "Está acontecendo um genocídio em Gaza". (RR)

REPÚDIO - Jessé Sangalli (Cidadania) contestou o governo de Lula e suas declarações, acusando o governante de discursar falas racistas, xenofóbicas, elitistas e capacitistas. Ele também acusou os vereadores de oposição e seus apoiadores. “A esquerda porto-alegrense estava lá cantando junto com apoiadores do Hamas em defesa do ataque terrorista que aconteceu em outubro de 2023. Vocês sim são de fato os verdadeiros genocidas e terroristas que nós temos no nosso país”.  (BPA)

POLÍTICA - Tiago Albrecht (NOVO) discursou sobre as falas do presidente em relação ao conflito entre Israel e palestinos. Em seu discurso, o vereador condenou as falas do Chefe de Estado brasileiro direcionadas a Israel e anunciou o encaminhamento de uma notícia-crime junto à Procuradoria Geral da República contra o político. “Todo nosso repúdio a Lula e a quem apoia esse discurso criminoso antissemita”. (LP)

Texto

Brenda Andrade, Laura Paim e Renata Rosa (estagiárias de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)