Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Movimentações de Plenário. Na foto, o vereador Adeli Sell.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Bernardo Speck/CMPA)
  • Movimentações de Plenário. Na foto, o vereador Roberto Robaína.
    Vereador Roberto Robaina (PSOL) (Foto: Bernardo Speck/CMPA)

No período de Lideranças, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (11/4), vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos:

PARQUES – Conforme Adeli Sell (PT), a população de Porto Alegre deverá fazer um movimento de tomada dos parques e praças da cidade. “Sempre que possível, estaremos fazendo atividades públicas, massivas e de tomada desses espaços”, salientou Adeli ao citar, principalmente a Redenção, o Marinha do Brasil, a Tamandaré e a Timbaúva. “Estaremos nestas praças, pois ali se pode respirar o ar libertador da cidade”, disse o vereador. “Este ar vem das praças e dos parques e não dos condomínios murados.” Ainda conforme Adeli, tanto aqueles que residem em espaços cercados de condomínios, como quem não mora nesses espaços, “sempre vê o outro como o outro lado da comunidade”. (HP)

PRONTO-SOCORRO – “É uma luta que começa agora.” Ao fazer esta afirmação, Roberto Robaina (PSOL) disse estar muito preocupado com as possibilidades de privatização do Hospital de Pronto-Socorro (HPS), conforme anunciado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior na imprensa da Capital. Robaina disse que já foi iniciado movimento de resistência através de pedido de criação de Frente Parlamentar pelo HPS, que está com várias assinaturas de vereadores, inclusive da bancada da situação. “A ideia de privatizar o HPS é criminosa, isso precisa ser dito”, salientou ele ao dizer que no Unidade de Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul há pessoas esperando por atendimento pela falta de médicos. “Lá já é terceirizado”, lamentou. (HP)

TERCEIRIZAÇÃO – Cláudio Janta (SD) destacou a ameaça de falta de atendimento que estão sofrendo os pacientes que procuram a UPA da Bom Jesus. “O contrato da terceirizada venceu à meia-noite de hoje”, lembrou ao citar que edital lançado pela prefeitura para terceirização de serviços na saúde não teve interessados. “Fazem como se fosse para comprar um carro. Não apareceram interessados, compra mais adiante”, ironizou. Janta destacou ainda que as terceirizações propostas atingem médicos, enfermeiros, atendentes de enfermagem. “São as funções dos postos. Os profissionais que lidam com a vida das pessoas.” Ele sugeriu também que os consultores da prefeitura sejam utilizados para encontrar meios de reabrir hospitais como o Parque Belém, o Lazzarotto ou o Maia Filho. (HP)

PARKINSON - Dr. Goulart (PTB) destacou que hoje é o Dia Mundial da Doença de Parkinson, enfermidade que tem o nome do primeiro homem que descreveu essa doença. “Essa é uma patologia estigmatizada, excludente e de difícil aceitação na sociedade, muitos a tem como uma sentença de morte, não só física como civil. Nos faz romper relações sociais por vergonha do tremor de nossas mãos, muitos de nós não conseguem sequer acionar o controle da televisão”, afirmou. De acordo com o parlamentar, essa doença começa a se manifestar na camada mais jovem da população. “O ator que faz o filme De Volta para o Futuro teve a doença com 29 anos, o cantor Djavan também sofre com essa enfermidade, eu tenho parkinson e procuro continuar atuante na sociedade, pois, com os avanços médicos vivemos mais, mas não necessariamente melhor”, ressaltou, informando que a Comissão de Saúde do Legislativo vai abrigar, a partir de hoje, um trabalho permanente para divulgação do parkinson. (LV)

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
            Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)