Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

No período de Lideranças da sessão desta segunda-feira (19/8), os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos:

PROCEMPA - Sofia Cavedon (PT) falou sobre a proposta de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a fraude na Procempa. “A prefeitura demorou muito para tomar uma atitude. O presidente afastado da companhia foi acolhido, em cargo de comissão, no gabinete do vice-prefeito”. A vereadora listou alguns pontos do pedido de CPI. “Em meio a essa farra com o dinheiro público, a prefeitura de Porto Alegre anuncia que está no vermelho, sem recursos para investimentos”. Sofia também prestou solidariedade aos parlamentares da base do governo que sofreram “retaliações da prefeitura por terem assinado o pedido”. (MM)

IMAMA - Elizandro Sabino (PTB) elogiou a mobilização do Instituto da Mama (Imama/RS), que promoveu ontem a Caminhada das Vitoriosas. “Milhares de pessoas se concentraram no Parcão. A atividade é uma caminhada daquelas mulheres que venceram o câncer de mama. Foram quase cinco mil na caminhada até o Brique da Redenção”. O parlamentar lembrou que Porto Alegre é a capital com maior número de mulheres com câncer de mama no Brasil. “Na primeira fase, é uma doença que tem 95% de chance de cura. Ou seja, a conscientização e a prevenção são de extrema importância”. (MM)

PROCEMPA II - Reginaldo Pujol (DEM) afirmou reconhecer "o direito dos vereadores de requererem CPIs sobre os temas que julgarem adequados. Pessoalmente, considero que o caso da Procempa quer investigar assuntos que já estão amplamente investigados. Todos os pontos listados constam no relatório do Tribunal de Contas, do Ministério Público (MP) ou da sindicância da prefeitura”, afirmou. Segundo ele, o estágio de investigação está superado. “Não há como querer negar que o governo cortou na própria carne. Estamos convencidos de que está se armando um grande palanque político. Vamos aceitar o desafio e participar. Porque investigação não tem mais que ser feita. Nós confiamos no MP”. (MM)

PROCEMPA III - Fernanda Melchionna (PSOL) disse estar preocupada com a posição do vereador Reginaldo Pujol. “Gostaria muito que o governo estivesse vigilante com os corruptos que estão nesse governo, com o desvio de R$ 50 milhões de recursos da Procempa. Gostaria da vigilância para recuperar esse dinheiro desviado do povo”, ressaltou. “Já vivemos essa tentativa de abafar CPI, como ocorreu no caso do ProJovem. O relatório foi um verdadeiro salvo-conduto ao Mauro Zacher, que virou secretário, mesmo sendo denunciado pela Polícia Federal”, acrescentou. “No caso da Procempa, estamos falando de dinheiro voando pela janela, armas sem registro, estamos falando de quadrilha”. (MM)

PROCEMPA IV – Mauro Pinheiro (PT) disse que está em debate na Câmara “o maior escândalo da história do Rio Grande do Sul”, referindo-se ao desvio de dinheiro na Procempa. “Aqui os vereadores da base do governo querem trancar a CPI e é o contrário disso que quero fazer como vereador”, enfatizou. Pinheiro questionou os acusados que dizem não saber de nada. “Temos a obrigação de trabalhar e elucidar o que aconteceu. Durante a CPI a oposição será minoria, porém vamos comprovar que os tentáculos da Procempa estão espalhados por vários órgãos do governo”, conclui. (LV)

CORRUPÇÃO – Reginaldo Pujol (DEM) disse ao vereador Mauro Pinheiro que nada irá superar o “mensalão”, o qual considera “o maior escândalo financeiro desse país”. O vereador disse que não cabe a uma CPI rediscutir coisas que outras instituições especializadas estão ou já tinham investigado. “Eu me declaro sem condições de fazer melhor que eles”, destaca. Pujol parabenizou, ironicamente, o Partido dos Trabalhadores por ser “o campeão da corrupção nesse país do mensalão”. (LV)

Textos: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
          Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)