Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (4/4):

ÁGUA I - Carlos Todeschini (PT) falou sobre a qualidade da água da Capital. Disse que o gosto da água está ruim não só pela proliferação de algas, mas também devido ao esgoto não tratado. Citou o exemplo de Belém Novo, que, segundo ele, possui pontos onde o esgoto é jogado direto no Lago Guaíba. Culpou os gestores do Dmae, que, segundo ele, não estão cuidando da água como deveria ser. Observou que Belém Novo vinha sendo considerado balneável, o que não aconteceu este ano, e convidou os vereadores a irem até o local para observar os pontos mostrados através de fotos. (VBM)

ÁGUA II - João Dib (PP) lembrou que foi diretor do Dmae duas vezes e que felizmente não precisou enfrentar o problema com a proliferação de algas. Observou que o vereador Todeschini, quando dirigiu o órgão, enfrentou o problema e se limitou a afirmar que apesar do odor, a água era potável. Disse que o Dmae vem utilizando tudo que a ciência permite para garantir a qualidade da água, mas que é necessário que a natureza ajude. Destacou que as temperaturas registradas na Capital este ano são as mais elevadas dos últimos 50 anos. “Isto somado à falta de chuva nas cabeceiras dos rios que desembocam no Guaíba, favoreceu a proliferação das algas”, acrescentou. (VBM)

PEIXE - Idenir Cecchim (PMDB) falou sobre a Feira do Peixe, uma tradição mais velha do que a própria Capital. Disse que quando administrou a Smic implantou a cobertura total do Largo Glênio Peres, que protege comerciantes e o público consumidor. Informou que há bancas que ficam abertas a noite inteira. Também falou do programa do Executivo que construiu cem açudes na Restinga e que a população local pode comprar peixe na Explanada da Restinga. Também salientou a má vontade do vereador Todeschini com o Dmae e com o DEP pelas críticas injustas que vem fazendo. (VBM)

FENÔMENO - Paulinho Rubem Berta (PPS) reconheceu que existe odor na água de Porto Alegre, mas destacou que isto ocorre há muitos anos, desde a época em que o vereador Todeschini dirigia o Dmae. Disse que o que vem acontecendo em é fenômeno da natureza. Salientou que o Dmae é um dos órgãos mais eficientes e que está adotando todos os procedimentos necessários. Também observou que a água consumida na Capital, apesar do cheiro, é potável. (VBM)

ÁGUA - Engenheiro Comassetto (PT) criticou a qualidade da água consumida pelos cidadãos de Porto Alegre. Contestou a falta de reparo à barragem da Lomba do Pinheiro, ao apresentar um vídeo com demonstração do problema. Da mesma forma, Comassetto reclamou sobre "a falta de manutenção de redes do Bairro Belém Novo". O parlamentar alertou  sobre "os possíveis danos à saúde pública, causados pela  proliferação de algas e o consequente uso excessivo produtos químicos". Ao manifestar sua indignação a respeito do tema, Comassetto disse que "a administração da Cidade está em dívida com a água", ao pedir esclarecimentos do diretor do Dmae. (AS)

RETORNO - Márcio Bins Ely (PDT) falou da sua satisfação em retornar ao Legislativo, após período em que ficou a frente da Secretaria Municipal do Planejamento. O parlamentar homenageou os vereadores suplentes Mário Fraga (PDT) e Luciano Marcantônio (PDT) "pelo trabalho desenvolvido no parlamento". Além disso, elogiou "a coragem do prefeito, do diretor do Dmae e integrantes desse governo em para desenvolver e implementar ações que visam atingir esgotamento e saneamento em cerca de 80% dessa Cidade". Lembrou que "Porto Alegre está recebendo importantes aparelhos e recursos administrativos para obras, tais como ampliação do  Aeroporto, construção do aeromóvel, novas habitações e outras". (AS)

NATUREZA - João Antônio Dib (PP) disse que "não se pode culpar ou transferir os problemas que ocorrem na natureza aos gestores municipais e ao diretor do Dmae", ao lembrar que o problema da proliferação das algas que afetam o cheiro e gosto da água potável é um problema atípico que, "conforme noticiado nos veículos de comunicação, é ocasionado pela seca, altas temperaturas, água estagnada nas praias, falta de escoamento e outras situações afins". (AS)

PLANO - Reginaldo Pujol (DEM) manifestou satisfação sobre a revisão do Plano Diretor, citando  a importância da aprovação do Estudo do Impacto de Vizinhança; além de áreas culturais, previstas no Plano, conforme aprovação no Legislativo. Porém, defendeu o seu Projeto de Lei que trata da mudança do regime urbanístico no entorno da Terceira Perimetral e nas futuras estações do Metrô, ao contestar as críticas publicadas em jornal da cidade. Pujol reafirmou o seu "compromisso com as questões que envolvem o crescimento da Cidade", ao lembrar que amanhã (05/4) deixa a Câmara Municipal, pois reassume o vereador Kevin Krieger (PP). (AS)

ESGOTO - Pedro Ruas (PSOL) disse que é assustador o fato de esgoto estar sendo lançado diretamente no Guaíba, em Belém Novo. “É grave o suficiente para mobilizar todos nós em uma campanha fortíssima para que não aconteça mais”, afirmou. Ruas citou ainda o caso de um homem de 70 anos que mora na Vila Elizabete, mas conseguiu marcar consulta médica somente para as 7 horas no postão da Vila Cruzeiro. “Uma consulta impossível” pela falta de transporte coletivo, segundo ele. O vereador contou que o homem perdeu a consulta, pois não teria como pagar um táxi para chegar a tempo em um lugar tão longe de sua casa. “Essa situação se repete porque as consultas de 2005 e 2006 estão marcadas para 2012”, lamentou. “É um acinte, um abuso, um problema de gestão.” (CB)

DESPEDIDA - Nilo Santos (PTB) concordou com Pedro Ruas, definindo como “um absurdo” o caso do homem de 70 anos da Vila Elizabete que perdeu a consulta médica. Nilo, que é suplente, despediu-se do cargo de vereador, lembrando que Dr. Goulart (PTB), hoje no Demhab, voltará para a Câmara amanhã. Nilo garantiu que sentirá falta dos debates. “Mas não sentirei tanta saudade como o vereador Carlos Todeschini (PT) sente do Dmae”, enfatizou. Nilo ainda disse que, mesmo afastado da Câmara, continuará a fiscalizar suas propostas que viraram lei, como a que determina aos supermercados oferecerem serviços de empacotamento. “Infelizmente, a lei continua a ser desobedecida; os clientes continuam a empacotar suas compras, as filas são enormes, e a lei não está afixada”, disse. (CB)

PAVILHÃO - Tarciso Flecha Negra (PSD) lamentou o falecimento do ex-jogador Airton Ferreira da Silva, o Pavilhão. "Foi uma perda irreparável para o futebol gaúcho", afirmou ao lembrar o antigo ídolo gremista. O vereador também desejou uma Feliz Páscoa a todos os porto-alegrenses: "Precisamos de amor e bondade no coração de todos, só assim seremos felizes neste planeta chamado Terra". (HP)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)