Plenário

Sessão Ordinária - Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Rodrigo Maroni.
    Rodrigo Maroni (PR) com a protetora Chana (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto: Vereadora Comandante Nádia e presidente da CMPA vereador Cassio Trogildo.
    Comandante Nádia (PMDB) entrega pedido ao presidente (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Nos tempos de Lideranças da sessão desta quinta-feira (30/3), os vereadores de porto Alegre abordaram os seguintes temas:

REPÚDIO –  Rodrigo Maroni (PR) declarou-se indignado com o tratamento dispensado pelos vizinhos ao travesti conhecido como Chana, portador de HIV há 30 anos, que, segundo o vereador, é a maior protetora de animais da cidade. "Ela vive de doações, adota todos os animais abandonados em frente à casa dela", informou. Maroni denunciou que Chana vem sofrendo ataques homofóbicos de vizinhos, que ameaçam colocar fogo em sua propriedade. "Falam até em matá-la", advertiu. Segundo Maroni, tal perseguição será objeto de processo contra essas pessoas, pois ele tem como provar as ameaças. "Vou levar até as últimas consequências", prometeu. Conforme o vereador, há oito anos Chana morava embaixo de uma ponte e ganhou o sítio onde vive de uma aeromoça. Ela cuida de 300 cães abandonados. (FC)

LAMENTÁVEL – Lino Zinn (NOVO) disse que "hoje é um dia lamentável para a Câmara Municipal, pois irá receber "uma condenada no Congresso Nacional". O vereador afirmou "que a ex-presidente Dilma" deixou um legado de juros baixos artificiais, obras milionárias em ditaduras como Venezuela, Congo e Angola e jogou o país na maior retração econômica da sua história. "E fica a pergunta se isto é cuidar dos pobres", finalizou. (FC)

CONVITE – Paulo Brum (PTB) lembrou que, em 2 de abril, o próximo domingo, é o Dia Mundial e Municipal de Conscientização sobre o Autismo. Neste dia, serão realizadas atividades no Parque Farroupilha a partir das 9 horas. O grupo Autismo em Vida estará distribuindo material sobre o tema, realizando palestras, atividades de recreação e um ato de acolhimento de novos associados. Às 13 horas, ocorrerá a Caminhada Azul com as famílias de autistas, portadores de autismo e os profissionais que atendem a esse grupo de pessoas na área do Brique da redenção. "Não é uma doença; é uma deficiência", enfatizou Brum. (FC)

INFORMAÇÕES – Moisés Maluco do Bem (PSDB) assinalou que, conforme se comprometeu em debate na Rádio Guaíba, na presença de outros vereadores, estava distribuindo toda a documentação do TCE por meio da qual o prefeito Nelson Marchezan Júnior pautou a decisão sobre o novo valor das passagens dos ônibus e das lotações. "Alguns vereadores agem com desconhecimento", afirmou. Segundo ele, o resultado da inspeção do TCE nas contas do transporte coletivo estão disponíveis no site da EPTC. (FC)

SEGURANÇA – Comandante Nádia (PMDB) destacou que entregou ao presidente um memorando cujo o conteúdo aborda sua preocupação quanto à segurança da Câmara. “Preocupa-me a ocupação irregular dos espaços, além da questão da segurança geral de funcionários e bens materiais, por isso entrego este pedido, para que o senhor tenha um olhar especial com essa demanda", disse. Nádia ainda comentou que lhe causou estranheza saber que existe um aplicativo disponível na internet sobre como chegar ao seu gabinete. (LV)

EX-PRESIDENTA – Sofia Cavedon (PT) falou acerca da participação da ex-presidente Dilma Rousseff em atividade a ser realizada nesta noite na Câmara Municipal. “Dilma vem aqui hoje, assim com no próximos dias está indo palestrar em Genebra, na Ufrgs e em tantos outros lugares. Há controvérsias sobre os atos praticados por ela, todos conhecidos claros e transparentes porque houve um golpe nesse pais”, afirmou. Sofia ainda destacou que amanhã, às 18 horas, haverá uma manifestação para mostrar que o povo é contra o golpe. “O que aconteceu foi um golpe parlamentar, midiático e jurídico. Dilma nos inspira principalmente pela coragem e foi massacrada porque é mulher”, concluiu. (LV)

CONFLITO - Roberto Robaina (PSOL)  disse que está havendo um conflito em Cachoeirinha em razão de um ataque do governo municipal aos servidores públicos. “Foi deflagrada uma greve com 15 feridos e esta é uma expressão particular de um fenômeno geral. Aqui em Porto Alegre haverá um conflito de grandes proporções, pois estamos vivendo um ataque aos professores municipais, a tentativa de desmontar a Secretaria de Esportes e o fechamento do Orçamento Participativo”, disse ao salientar que a Câmara deveria ser mais atuante para garantir a solução desse conflito.(LV)

MULHER - Monica Leal (PP) falou como membro do Conselho Politico da Procuradoria da Mulher. “Para compor a programação do mês de março, dedicado às mulheres, todas as vereadoras submeteram para apreciação e concordância, a indicação de nomes de mulheres para palestrar na Câmara Municipal. Ocorre que, em nenhum momento, o nome da ex-presidente Dilma foi citado pela vereadora Sofia, que ocupa a posição de presidente da procuradoria. O nosso posicionamento contrário à realização dessa palestra foi porque a vereadora não teve um procedimento correto, não buscou um consenso, por isso não entro no mérito da palestrante em si, mas da forma como agiu Sofia. Os vereadores devem dar o exemplo do cumprimento das normas, regras e leis”, finalizou.(LV)

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
           Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)