Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Elias Vidal anunciou ingresso no Partido Verde Foto: Felipe Dalla Valle
Elias Vidal anunciou ingresso no Partido Verde Foto: Felipe Dalla Valle
Durante o período destinado às comunicações de lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (10/5), os vereadores trataram dos seguintes temas:

FILIAÇÃO - Elias Vidal (PV) disse estar feliz por ter se filiado ao PV nesta semana. Afirmou que está inaugurando uma nova etapa na vida pessoal e política e que optou pelo PV após um período de reflexão sobre o rumo político a ser tomado. "Cada partido tem sua vocação. Fui procurado por vários partidos e surgiu a oportunidade de me filiar ao PV." Elias Vidal elogiou a prioridade que o PV dedica à questão ambiental. "Essa bandeira não é só do PV, mas de todos os seres humanos." Prometeu se dedicar muito à questão da sustentabilidade responsável e agradeceu o apoio da direção e de integrantes do PV. "Estarei sempre ao lado daquilo que for bom para a cidade de Porto Alegre", disse, ao comentar sobre ser oposição ou situação. (CS)

SERIEDADE - Sofia Cavedon (PT) disse que as mudanças de partidos precisam ser feitas de forma séria. "Mudar de partido não é uma brincadeira." Destacou que partidos precisam defender programas e bandeiras, pois isso faz a democracia avançar. Para Sofia, é importante conhecer as diferenças de posicionamentos partidários quando a sigla está na situação ou na oposição. "Hoje, o Brasil se insere no mundo, se desenvolve e cresce, as pessoas estão sendo incluídas." Disse ainda que é preciso refletir sobre programas no Município e ressaltou que, apesar do Pisa ser programa exemplar, é preciso evitar que haja interferência na qualidade de vida das pessoas, que estão sendo atingidas pelas obras. (CS)

CIRURGIAS - Dr. Goulart (PTB) defendeu a realização de cirurgias eletivas em hospitais públicos nos finais de semana e nos feriados. Destacou as reclamações constantes quantos à situação da saúde no país, mas lembrou que, apesar da população ter crescido, o número de hospitais se manteve o mesmo. "É preciso mais leitos e UTIs. Os hospitais privados estão fazendo cirurgias nos sábados e domingos, mas os hospitais públicos não pagam cirurgiões para trabalhar nos finais de semana. É preciso um movimento para que o SUS passe a fazer cirurgias nos sábados, domingos e feriados. Não precisaria construir novo hospital." (CS)

APROVAÇÃO - Valter Nagelstein (PMDB) comemorou o índice de 72% de aprovação ao governo José Fortunati em Porto Alegre, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope. Defendeu o voto como fator para construção de uma sociedade melhor. "A política precisa ser feita com coerência." Nagelstein criticou Sofia Cavedon (PT) por, ao mesmo tempo em que elogia o Pisa, fazer críticas ao governo Fortunati. Apontando possíveis incoerências da vereadora, disse que Sofia propôs transformar área do Morro Santa Tereza em AEIS, para moradias populares, depois de ter proposto que a mesma área fosse destinada a ser transformada em parque. "É preciso responsabilidade quando se vai à tribuna para fazer discurso." (CS)
 
 
SAUDAÇÃO - Engenheiro Comassetto (PT) usou a tribuna para saudar a chegada do Partido Verde (PV) na Casa com a filiação do vereador Elias Vidal anunciada hoje. “Quero saudar o colega que traz para esta Casa uma sigla que tem uma bancada significativa no Congresso Nacional”, disse Comassetto. O vereador falou que, juntamente com o PT, o Partido Verde pretende propor debates importante em relação a biodiversidade para Porto Alegre. “Precisamos debater sobre qual modelo de desenvolvimento que queremos para a cidade”, falou o parlamentar ressaltando que, com certeza, todos defendem uma cidade sustentável. (RA)
 
PROJETOS - Bernardino Vendruscolo (PSD) falou dos projetos de sua autoria que tramitam na Casa. Disse que um deles prevê que bares e restaurantes tenham afixado aviso na entrada se aceitam ou não cheques ou cartão de crédito. De acordo com o parlamentar a intenção é que não haja constrangimento na hora do pagamento. “É constrangedor na hora do pagamento saber que o estabelecimento não aceita cheque ou cartão”, disse. Vendruscolo falou também do projeto que pretende mudar a data de pagamento do IPTU. “O Poder Público deve se sensibilizar para contemplar a maioria da população.”  (RA)
 
AEROPORTO -  Valter Nagelstein (PMDB) manifestou-se para falar do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Disse estranhar os boatos que tem ouvido sobre a possibilidade de mudança do terminal para a cidade de Nova Santa Rita. “Já imaginaram o que isto significa para Porto Alegre”, questionou. Ele falou que ouviu uma historia que a pista atual não pode ser ampliada em função do terreno que não comportaria o aumento. “Agora vem esta história estranha de que o piso é alagadiço e que o custo da obra aumentaria três vezes o valor inicial.”  Disse que todos os vereadores precisam ficar atentos sobre este assunto. “Se quiserem fazer um em Nova Santa Rita que façam, mas não podemos tirar o Salgado Filho de Porto Alegre, pois ele é de todos os gaúchos.” (RA)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)