Plenário

Sessão ordinária / Lideranças, Comunicações e Grande Expediente

  • Movimentação de plenário, na tribuna vereador Alexandre Bobadra
    Alexandre Bobadra (PL) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Movimentação de plenário, na tribuna vereadora Lourdes Sprenger
    Lourdes Sprenger (MDB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão plenária desta segunda-feira (27/02), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre se manifestaram em períodos de Lideranças e de Grande Expediente sobre os seguintes temas:

CAMPANHA - Roberto Robaina (PSOL) afirmou que prefeito Sebastião Melo já está fazendo campanha eleitoral. “Ele já está na verdade trabalhando para sua reeleição", ressaltou o vereador. De acordo com ele, há uma ampla unidade das forças que sustentam o governo, como a ampla maioria de parlamentares da base do governo na Câmara. Ele ainda destacou que é preciso desbolsonarizar a cidade de Porto Alegre. (J.S)

MORADIA - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre a necessidade de retirar a população porto-alegrense de áreas habitacionais de risco. “77 mil famílias não têm onde morar, não têm casa em Porto Alegre”, apontou. Ele lembrou da restituição do programa Minha Casa Minha Vida, que, segundo ele, tem a meta de construir mais de 2,5 milhões de residências para a população. (J.S)

ESTERILIZAÇÃO - Lourdes Sprenger (MDB) ressaltou o Dia Mundial da Esterilização de Animais. Ela refletiu sobre a falta de controle populacional de animais, que gera como consequência o crescimento desenfreado de animais de rua, abandono e maus tratos.  Lourdes também mencionou o projeto de lei de sua autoria que institui a política de controle populacional de animais domésticos na Capital. (J.S)

BOLSONARO - Alexandre Bobadra (PL) utilizou seu tempo para apresentar um resumo do mandato do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. Na apresentação, temas como saúde, geração de empregos, redução de impostos, educação, segurança pública, Auxílio Brasil, governança das estatais, combate à corrupção e meio ambiente foram destacados positivamente pelo vereador. (J.S)

FOME - Pedro Ruas (PSOL) comentou que esteve no Centro da cidade para a distribuição de alimentos para a Campanha da Fraternidade de 2023, lançada pela Igreja Católica. Segundo Ruas, atualmente existem 110 mil pessoas em Porto Alegre em situação de insegurança alimentar. “Precisamos que o prefeito aumente para 20 ou 30 mil a quantidade de cestas básicas distribuídas”, informou. (EB)

EDUCAÇÃO - Mari Pimentel (NOVO) salientou que dentro do município de Porto Alegre existem 21 escolas estaduais que hoje trabalham com menos de 60% da ocupação. ”Nós temos três escolas estaduais no Lami com salas disponíveis para Educação Infantil”, afirmou. A vereadora destacou a importância do diálogo entre o município e o Governo do Estado a fim de buscar uma solução para a educação. (J.S)

 

DIFICULDADE - Jessé Sangalli (Cidadania) disse que há uma grande dificuldade em encontrar soluções legítimas e efetivas para a cidade. De acordo com o vereador, este problema se dá por conta da incompetência de alguns secretários da Capital. Sangalli apontou alguns problemas e possíveis soluções, usando como exemplo um caso de segurança pública, que não foi atendido. (J.S)

 

MOBILIDADE - Jonas Reis (PT) comentou sobre o estado dos ônibus da Carris. O vereador informou que, da frota de 310 ônibus, mais de 130 estão parados na garagem com problemas na mecânica. Jonas abordou ainda a situação das calçadas que são de responsabilidade da cidade. “Esta cidade está abandonada, a base do prefeito sabe discutir apenas moções, estes problemas aqui eles não discutem e não cobram”, declarou. (EB)

Texto

Josué Garcia / Eduarda Burguez
(Estagiários de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)