Presidência

Presidente abre a 140ª Festa de Navegantes

Mauro Pinheiro fez abertura oficial dos festejos Foto: Ederson Nunes
Mauro Pinheiro fez abertura oficial dos festejos Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Como já é tradição, a abertura oficial da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre neste domingo (19/1). O vereador Mauro Pinheiro (PT) disse sentir uma emoção especial por ser descendente de portugueses. “Esta é uma das maiores festividades religiosas do Brasil. E saber que tudo começou com os açorianos me traz um grande orgulho. Em meu nome e em nome dos meus 35 colegas do Legislativo, declaro aberta a 140ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.”

Logo depois, foi celebrada uma missa solene de despedida da imagem. Acompanhada por centenas de pessoas, a santa seguiu num cortejo em direção à igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico da Capital.

Considerada o primeiro patrimônio cultural imaterial da cidade, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes integra o patrimônio cultural da nação, pois representa a cultura, a religiosidade e as práticas do povo. Em 2015, o slogan é Navegantes: há 140 anos um espaço de fé, cultura e solidariedade.

“Como estamos celebrando 140 anos, no dia 2 de fevereiro vamos contar com a presença de um representante do papa Francisco, o núncio apostólico dom Giovanni D´Anielo”, ressaltou o provedor emérito da Irmandade, André Vasques.

Entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, serão realizadas novenas, com cerimônias às 16 horas no Santuário Nossa Senhora do Rosário e às 20 horas no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. A expectativa é de que 300 mil pessoas participem das celebrações, que incluem a grande procissão que traz a imagem da santa de volta à igreja, na zona norte da Capital, no dia 2 de fevereiro.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)