Presidência

Presidente da Câmara Municipal rebate críticas do Executivo

Vereador Nagelstein destacou o fato do Legislativo ser um poder independente

Movimentações de plenário. Na foto, o presidente Valter Nagelstein
Presidente da Câmara, na tribuna, defendeu o trabalho dos vereadores (Foto: Giulia Secco/CMPA)

No início da sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (17/10), na Câmara Municipal de Porto Alegre, o presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (MDB), defendeu o poder e a autonomia do Legislativo da capital. Nagelstein rebateu notícia veiculada nesta data pela imprensa, onde o chefe do Executivo porto-alegrense, Nelson Marchezan Júnior, teria cobrado maior produtividade dos vereadores até dezembro. Conforme afirmou o vereador, os reiterados ataques de Marchezan à Câmara são uma “tentativa de desgastar o Legislativo”.

Nagelstein teceu críticas ao prefeito e definiu o atual governo como um “desastre”, por não estar sabendo articular seus projetos junto à Casa. “Há dois anos não consegue avançar um milímetro na agenda da cidade”, lamentou. Segundo o vereador, as pautas da prefeitura somente não avançam por “incompetência do governo” e não por falta de empenho dos vereadores. Ele citou a realização de mais de cem sessões ordinárias e dezessete sessões extraordinárias desde o inicio do ano.  

O presidente do Legislativo ainda afirmou ter orgulho em ter tentado manter relação harmônica entre os vereadores e o Executivo apesar dos ataques à Casa e acusou o prefeito de plágio, por sugerir o enfrentamento de pautas como a do mobiliário urbano e do patrimônio histórico, anteriormente listadas pela própria Câmara Municipal em suas reuniões de Líderes. Para Nagelstein, é preciso afirmar o poder do Legislativo: “Os vereadores têm um instrumento poderoso, para poder fazer qualquer tipo de averiguação ou investigação acerca dos destinos que a Prefeitura tem tomado nestes dois anos de absoluta inércia na nossa cidade”, concluiu.

Texto: Matheus Closs (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)