Comissões

Presidente da Cedecondh faz balanço do primeiro semestre

A reabertura da ala psiquiátrica do Hospital Parque Belém foi uma das resoluções obtidas

  • Reunião sobre a manutenção do Senai Restinga
    Comunidade pediu ajuda da Cedecondh para manter o Senai Restinga (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Cedecondh promove debate sobre regulamentação da banda larga. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte.
    Dr. Thiago (d) prevê debate sobre moradores de rua e Cidade Baixa (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

De fevereiro a julho de 2016, a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizou diversas reuniões para discutir questões como saúde pública e direitos do consumidor. Dos 27 encontros, quatro foram em conjunto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) e uma reunião foi extraordinária. Nas visitas externas, a Cedecondh passou pelos bairros Navegantes, Vila Cruzeiro, Belém Velho e Bom Fim.

Segundo o presidente da Cedecondh, Dr. Thiago Duarte (DEM), entre os principais temas debatidos até agora estão o pedido da comunidade para manter o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no bairro Restinga (Senai Restinga), a reabertura da ala psiquiátrica do Hospital Parque Belém (HPB) e as condições precárias do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs). “No caso do HPB, nós e a Cosmam intercedemos e evitamos o fechamento. No Pacs, a Cedecondh presenciou grandes problemas, como pessoas internadas no chão e no pátio. Não há como entender esse tipo de coisa”, declarou o vereador. Outros assuntos tratados foram a regulamentação da banda larga fixa, a lei que determina redes de infraestrutura exclusivamente subterrâneas e a aplicabilidade da lei que visa informar a presença ou não de glúten nos alimentos.

Dr. Thiago ainda comentou as próximas pautas da comissão. “Nesse segundo semestre, inicia-se a abordagem das questões dos moradores de rua (albergues municipais e cuidados à saúde) e do isolamento acústico nos bares da Cidade Baixa”, afirmou o vereador.

Além de Dr. Thiago, fazem parte da Cedecondh os vereadores Prof. Alex Fraga (PSOL), Adeli Sell (PT), João Bosco Vaz (PDT), José Freitas (PRB) e Marcelo Sgarbossa (PT).

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)