Institucional

Presidente Idenir Cecchin lembra o aniversário de 249 anos da Câmara

Presidente Idenir Cecchim na tribuna com o vereador Hamilton Sossmeier faz discurso sobre os 249 anos da Câmara Municipal.
Sossmeier (esq), que deve presidir a Casa em 2023, e Cecchim, atual presidente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente do Legislativo, vereador Idenir Cecchin (MDB), ocupou a tribuna na sessão desta segunda-feira (5/9) para lembrar o aniversário de 249 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre. A Câmara foi fundada em 6 de setembro de 1773. Abaixo, a manifestação de Cecchim, que foi acompanhado na tribuna pelo vereador Hamilton Sossmeier, futuro presidente da Casa em 2023:

"São 249 anos, quase a mesma idade que a própria Capital. Essa seja talvez uma das evidências mais claras de que a história da Câmara e a de Porto Alegre foram escritas em conjunto. Na primeira legislatura eram apenas cinco vereadores, com um mandato de três anos, presidida por Domingos Moreira. A Câmara não tinha uma sede própria, e os vereadores exerciam função de prefeito, como coordenar a execução dos serviços públicos, inclusive das obras da cidade. Foi a Câmara que deu ordem ao início dos primeiros calçamentos da cidade.

 A maior autoridade da cidade era o presidente da Câmara. O cargo de prefeito, que na época era intendente, só foi criado em 1891. O primeiro prédio da Câmara foi inaugurado só em 1964, quase um século depois da instituição do Legislativo. Ficava ao lado do Theatro São Pedro e tinha a mesma arquitetura dele. Lá, hoje, é o Tribunal de Justiça do Estado do RS.

Durante todo esse tempo, a Câmara passou por muitas mudanças, aumento no número de vereadores e alterações nas suas funções, mas cabe ressaltar que a figura do Legislativo nunca foi de fato fechada. A Câmara é, há 249 anos, um pilar na defesa da democracia e do povo porto-alegrense. 

Desde 1º de maio de 1986, a Câmara está aqui no Palácio Aloísio Filho. Hoje, nos 250 anos da Capital, e nos 249 anos da Câmara, temos uma legislatura que representa todos os porto-alegrenses. Temos representantes de todos os campos políticos, somos a Câmara com maior número de mulheres entre todas as capitais brasileiras, somos uma Casa plural e democrática."

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)