Presidência

Presidente participa da inauguração do Largo General Miotto na Capital

No local acontecem os tradicionais desfiles do Dia da Independência e do Dia do Gaúcho

  • Presidente Márcio Bins Ely  participa de solenidade de inauguração do Largo General Geraldo Antônio Miotto.
    Largo fica entre o parque Marinha do Brasil e a nova orla do Guaíba (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Márcio Bins Ely  participa de solenidade de inauguração do Largo General Geraldo Antônio Miotto. Na foto, também a vereadora Comandante Nádia.
    Vereadora Comandante Nádia (DEM) e presidente Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta segunda-feira (6/12), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), participou da solenidade de inauguração do Largo General Geraldo Antonio Miotto. O espaço fica localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto ao estacionamento próximo ao velódromo, no parque Marinha do Brasil. A proposição da homenagem é de autoria da vereadora Comandante Nádia (DEM), e foi aprovada por unanimidade. 

Foi inaugurada a placa que identifica e homenageia o general Miotto, que foi comandante do Comando Militar do Sul, assim como também esteve à frente de diversas guarnições do Exército Brasileiro, a serviço da Capital, do estado e do país. O Largo General Miotto é o local onde tradicionalmente é instalado o palanque das autoridades, quando dos desfiles do Dia da Independência, em 7 de setembro, e o Dia do Gaúcho, em 20 de setembro.

Comandante Nádia disse que a homenagem eterniza o trabalho do general Miotto ao longo da carreira militar e que a escolha do local se deu porque “é onde acontecem os desfiles cívicos-militares. É o reconhecimento ao trabalho sempre voltado para o cidadão e na construção de uma nação forte.” 

Bins Ely ressaltou que “esta é uma justa homenagem a uma pessoa que foi muito importante, porque por onde passou deixou a sua marca, em especial na cidade de Porto Alegre, como comandante Militar do Sul e também do centro de formação e treinamento. Um nacionalista e defensor de nossas fronteiras”. O comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf Trindade, disse que “traz o agradecimento do Exército Brasileiro por esta homenagem a um grande brasileiro, militar e patriota. Seu trabalho, dedicação e comprometimento com o Brasil estão vivos na memória dos que o conheceram”, salientou.  

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão Filho, prestigiou a cerimônia, além da vereadora Mônica Leal (PP), do vereador Hamilton Sossmeier (PTB), de autoridades civis e militares, da viúva de Miotto, Maria Dolores Thomé Miotto, e de familiares do homenageado.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)