Ensino

Presidente prestigia instalação de Frente Parlamentar na AL

Presidente Mônica Leal participa da cerimônia de abertura da Frente Parlamentar Cívico-Militar.
Mônica Leal elogiou proposta de apoio dos militares nas escolas estaduais (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Foi instalada, nesta segunda-feira (18/3), a Frente Parlamentar das Escolas Cívico-Militares. O evento foi realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa com o objetivo difundir o projeto de lei (PL) 72/2019, de autoria do deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL) e que trata da implantação de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul.

O evento contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP). A presidente destacou que o projeto surge como apoio e reforço às escolas estaduais. “Nossas crianças e jovens só ganharão com a presença de sábios e experientes oficiais militares da reserva, que serão ainda mais queridos e valorizados se puderem continuar contribuindo com a sociedade, através deste trabalho colaborativo e de cuidado nas escolas públicas gaúchas”, disse.

O projeto de lei prevê a adesão de oficiais da reserva das Forças Armadas e da Brigada Militar para exercerem as funções de monitores em escolas públicas, a partir de convênios firmados com as prefeituras. Estes militares realizarão atividades externas à sala de aula, atuando preventivamente na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão.

Zucco destacou, ainda, os excelentes resultados aferidos pelo MEC junto às escolas que já aderiram ao modelo cívico-militar em diversos Estados. “Os indicadores são de excelência, que comprova a eficácia deste modelo”, concluiu.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:cívico-militarescolégiosescolas