Direitos da mulher

Presidente recebe procuradoras especiais da Mulher

Presidente Márcio Bins Ely recebe as vereadoras Claúdia Araújo e Daiana Santos, presidente e vice-presidente da Procuradoria Especial da Mulher, para tratar sobre ações para o segundo semestre do ano.
Cláudia Araújo, Márcio Bins Ely e Daiana Santos (d) (Foto: Martha Izabel/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT) recebeu, na manhã desta segunda-feira (16/8), a procuradora especial da Mulher no Legislativo, vereadora Cláudia Araújo (PSD), e a procuradora adjunta, vereadora Daiana Santos (PCdoB). Ambas assumiram a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara pelo período entre 1º de agosto e 31 de dezembro de 2021, em substituição à vereadora Lourdes Sprenger (MDB), conforme acordo de rodízio da bancada feminina da Casa frente à pasta. 

Bins Ely desejou às atuais coordenadoras “bom trabalho nas futuras ações da Procuradoria em favor das mulheres”. Durante o encontro, Cláudia Araújo informou que está sendo elaborada a programação para o segundo semestre, como a criação de espaço virtual no aplicativo Instagram para divulgar eventuais ações da Procuradoria. Daiana ratificou que serão propostas atividades online ou, na medida do possível, presenciais, seguindo os protocolos sanitários. 

Procuradoria Especial da Mulher

O espaço foi criado, por resolução da Câmara, em junho de 2015. A Procuradoria Especial da Mulher tem como missão zelar pelos direitos da mulher, bem como fiscalizá-los, controlá-los e incentivá-los, criando mecanismos de empoderamento, especialmente em situações de desigualdade de gênero. A Procuradoria tem como valor o respeito à dignidade da pessoa humana e à diversidade na busca permanente pela universalização dos direitos humanos. Representa as mulheres, recebe denúncias de violência e as encaminha aos órgãos competentes. Trabalha, ainda, em favor da aprovação de projetos de lei e de emendas à Constituição e políticas públicas que venham garantir e ampliar os direitos já conquistados, além de zelar pela participação mais efetiva das vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre nos órgãos e nas atividades do Legislativo, entre outras ações.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:direitos da mulherProcuradoria Especial da Mulher