Plenário

Programa Bueiro Inteligente é sugerido em projeto

O sistema foi testado com sucesso em São Paulo, Campo Grande e Governador Valadares, garante o autor.

  • Vereadores visitam bairros da zona norte que sofrem com constantes alagamentos. Na foto, bairro Humaitá com ruas alagadas
    Objetivo da proposta é evitar os alagamentos na cidade (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Vereador Márcio Bins Ely na tribuna.
    Vereador Márcio Bins Ely (PDT), autor do projeto de lei (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que cria o Programa Bueiro Inteligente. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), é prevenir enchentes, alagamentos e outros desastres naturais relacionados ao entupimento das galerias de águas pluviais.

Conforme o projeto, o programa será executado por meio da instalação de caixas coletoras em bueiros e bocas-de-lobo, para reter material sólido e evitar a obstrução da passagem de água. A caixa coletora deverá contar com sistema eletrônico de monitoramento que contribua para o adequado controle e gerenciamento na limpeza e na desobstrução dos bueiros e das bocas-de-lobo. A proposta ainda determina que, para a execução do Programa, a Prefeitura possa celebrar convênios com entidades públicas ou privadas.

Márcio Bins Ely lembra que, diversas vezes, a capital gaúcha foi atingida por alagamentos, sendo o entupimento dos bueiros e bocas-de-lobo "a causa lógica desse antigo problema". De acordo com ele, em 2012 o sistema de bueiro inteligente foi testado na cidade de São Paulo, "onde foi possível observar que a medida contribuiu para a redução dos problemas causados pela obstrução de bueiros e bocas-de-lobo por resíduos sólidos". Bins Ely diz que Campo Grande (MS) e Governador Valadares (MG) também implementaram, mediante lei de iniciativa parlamentar, e com sucesso, o mesmo programa. “Estou convicto de que a medida caminha ao encontro dos anseios da sociedade, que exige a adoção de todas as medidas possíveis para prevenção de danos causados por enchentes”, afirma.

O sistema

O vereador acrescenta dados técnicos do projeto implantado em São Paulo. Segundo ele, o bueiro inteligente é composto de duas partes: o Ecco Filtro e o Ecco Gestor. O primeiro é instalado no interior do bueiro, é confeccionado com material termoplástico e tem uma capacidade de 300 litros. Age como uma peneira, permitindo a água passar, mas retém o material sólido. Cada cesto contém um Ecco Gestor - um software que avisa a central quando o lixo alcança 80% da sua capacidade. “Dessa forma, o sistema impede a obstrução dos bueiros e permite maior agilidade para a limpeza da cidade”, afirma.

Na opinião de Bins Ely, ainda que o investimento inicial seja mais alto que o de um bueiro comum, o sistema do bueiro inteligente é uma solução definitiva e preventiva, “e não corretiva, como acontece atualmente”. Segundo dados pesquisados por ele, cada subprefeitura no município de São Paulo tem, em média, 15 mil bueiros, o que equivale a um gasto médio mensal de R$ 150 mil.

Outra vantagem do bueiro inteligente, conforme o vereador, é que ele agiliza o trabalho de empresas responsáveis pela limpeza da cidade. “Com o sistema atual é possível recolher o lixo de 40 bueiros por dia, mas, com a instalação do Ecco Filtro e do Ecco Gestor, o número pode chegar até 250”, informa. “O sistema também poderá gerar mais oportunidades de trabalho. Até o material recolhido terá um destino melhor: a reciclagem.”

Caso o projeto seja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, a nova lei entrará em vigor em 180 dias após a data de sua publicação no Diário Oficial de Porto Alegre.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)