PLENÁRIO

Programa de Saúde do Pé Diabético é aprovado

Vereador Aldacir Oliboni na tribuna
Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (15/8) projeto de lei do Legislativo que cria o Programa Municipal de Saúde do Pé Diabético, com o objetivo de prevenir os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar nos pés. O autor da proposta, vereador Aldacir Oliboni (PT), destaca que o projeto tem o intuito de contribuir para a diminuição das amputações de membros inferiores de pacientes diabéticos. Junto com o projeto foi aprovada a emenda 01

O projeto estabelece a realização de campanhas educativas de conscientização sobre a importância dos cuidados com os pés do paciente diabético e de incentivo ao paciente diabético para realizar os cuidados visando a prevenção e a realização de diagnóstico e tratamento de lesões ocasionadas pela enfermidade.”. Oliboni destaca que os principais complicadores para as pessoas com diabetes são justamente as úlceras nos pés e as amputações, que representam 70% dos casos de amputações no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que um dos principais problemas enfrentados é o chamado pé diabético.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o pé diabético como “situação de infecção, ulceração ou também destruição dos tecidos profundos dos pés, associada a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica, nos membros inferiores de pacientes com diabetes mellitus”. Oliboni ressalta que relatório da OMS divulgado em 2016  revela que mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, sendo que metade está sem tratamento. “A doença mata mais de 70 mil pessoas por ano no Brasil”, afirma, acrescentando que Porto Alegre ocupa o alarmante segundo lugar entre as capitais quanto ao número de habitantes com diabetes. 

 

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)