Plenário

Projeto concede Comenda Porto do Sol ao professor Benedito Tadeu César

Movimentações no Plenário. Na foto:  Os Vereadores Adeli Sell e Moisés Barboza.
Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Bernardo Speck/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador Adeli Sell (PT) que concede a Comenda Porto do Sol ao professor aposentado Benedito Tadeu César. Benedito nasceu em Rio Claro, São Paulo, no dia 11 de maio de 1953. Em 1992, Benedito chegou a Porto Alegre, onde fixou residência.

Após ter iniciado sua atividade acadêmica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 1977, durante o período de 1993 a 2010, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de ciências políticas. Foi ainda coordenador do Laboratório de Observação Social (LABORS) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) no período de 1999 a 2010. Benedito foi chefe do Departamento de Ciências Políticas da UFRGS no período de 1998 a 2000, coordenador geral do curso de capacitação de gerentes sociais que atuam na proteção social não contributiva e coordenador do programa de pós-graduação em ciências política na UFRGS.

Adeli lembra também de sua atuação sindical e política, quando atuou na Comissão de Anistia, em Vitória, estando na presidência da Associação dos Docentes da UFES. Participou na equipe de direção do jornal Posição, um jornal de resistência à ditatura. Em Porto Alegre, atuou na fundação e coordenação de dois comitês: o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito e o Movimento Democracia, Diálogo e Diversidade (M3D).

Após a aposentadoria da UFRGS, Benedito continuou levando seus estudos e suas análises à sociedade por meio, principalmente, dos meios de comunicação social. Já atuou como membro do Conselho do Leitor do Jornal Zero Hora, no período de 2006 a 2007. Foi editorialista do jornal eletrônico Sul 21 no período de agosto de 2010 a junho de 2012, se tornando diretor executivo no período de maio de 2011 a junho de 2012.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)