Plenário

Projeto dá nome de policial morto em serviço a rua no Campo Novo

Projeto do vereador Delegado Cleiton (PDT) visa homenagear memória do inspetor Valdecir Machado.

Movimentação de plenário. na foto, o vereador Delegado Cleiton
Vereador Delegado Cleiton (PDT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei n° 229/16, de autoria do vereador Delegado Cleiton (PDT), que denomina Rua Valdecir Machado o logradouro público conhecido como Rua Cinco Mil e Sete, no Bairro Campo Novo, zona sul da Capital. O homenageado é um policial civil que foi morto ao tentar efetuar uma prisão no município de Alvorada (RS) em 2015.

Nascido em 1929, Valdecir Machado tornou-se membro da Brigada Militar em 1979, onde permaneceu até 1996, quando assumiu o cargo de Inspetor na Polícia Civil. Conforme sua justificativa, o projeto pretende homenagear a memória de um “cidadão exemplar”, vitimado pela violência urbana. “Esse é mais um dos milhares de homens e mulheres que saem às ruas, diariamente, para combater a violência e a criminalidade, e acabam tornando-se uma de suas vítimas”, destaca o autor, classificando Machado como um “herói” da segurança pública gaúcha.

Se o projeto for aprovado, as placas denominativas do logradouro conterão, abaixo de sua denominação, os seguintes dizeres: “Policial civil morto em serviço”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)