Plenário

Projeto homenageia presidente da Associação de Senegaleses

Vereador Luciano Marcantônio
Vereador Luciano Marcantônio (PTB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Resolução nº 026/16, de autoria do vereador Luciano Marcantônio (PTB), que concede o Diploma Honra ao Mérito ao senegalês Mor Ndiaye, presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre. Segundo o vereador, a homenagem “representará o reconhecimento desta Casa Legislativa na defesa dos direitos humanos”. Os senegaleses integram, atualmente, o maior contingente de solicitantes de refúgio no estado.

Mor Ndiaye é senegalês e chegou há oito anos no Rio Grande do Sul fugindo das graves violações dos direitos humanos e dos conflitos, como os movimentos separatistas, em sua terra natal, o Senegal. No Brasil, trabalhou em uma empresa do ramo alimentício e atualmente é auxiliar administrativo. A Associação dos Senegaleses de Porto Alegre, presidida por ele, presta auxílio aos imigrantes conterrâneos e mantém as tradições e a coesão entre essa comunidade. 

A associação realiza encontros entre os imigrantes duas vezes por mês, momentos em que são abordados, por exemplo, os casos de homens e de mulheres que passam por dificuldades. As reuniões também servem para produzir festas, abertas ao público, com a finalidade de aproximar os brasileiros da cultura senegalesa. Mor Ndiaye também acompanha a situação da dura espera por visto relatada pelos mais de 270 senegaleses que vivem em Porto Alegre e participam das ações da associação.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)