Plenário

Projeto inclui Dia do Skate no Calendário da Capital

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Giovane Byl.
Vereador Giovane Byl (SD) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador suplente Giovane Byl (SD) que inclui o Dia do Skate – Skate All Day – no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, a ser celebrado no dia 21 de junho.

De acordo com Giovane, o Dia Mundial do Skate, comemorado também nessa data, é uma homenagem a todos os praticantes de skate, um tipo de esporte bastante popular em todo o mundo, principalmente entre os jovens. Vários países ao redor do mundo aderiram a essa comemoração, inclusive o Brasil. Em várias cidades brasileiras é possível encontrar pistas de skate para os jovens se exercitarem. Alguns eventos são organizados nesse dia, promovendo apresentações ao público e competições amadoras entre os skatistas, por exemplo.

Byl relata que o skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil, só perdendo para o futebol. Dentro das modalidades esportivas, é o segundo que mais movimenta a economia. Na capital, os praticantes do esporte usam a Praça Frederico Arnaldo Ballvé, que possui pista para a prática de skate street, sendo a maior pista pública do Brasil nessa modalidade. Porto Alegre também é a cidade natal de Luan de Oliveira, um dos maiores expoentes do skate mundial. A cidade também tem, anualmente, um dos maiores campeonatos de skate street do Brasil, o Matriz Skate Pro, organizado por uma loja de equipamentos para a modalidade esportiva.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)