Plenário

Projeto inclui evento sobre depressão juvenil no Calendário Oficial

Reunião Conjunta das Comissões Permanentes. Na foto, vereadores Adeli Sell e Dr. Thiago
Adeli Sell (PT) e Thiago Duarte (DEM) são os proponentes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que inclui, na semana entre os dias 17 e 23 de março, o evento Prevenção à Depressão Infanto‑Juvenil Lucas Camargo de Britto no Calendário de Eventos e no Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. De acordo com o ex-vereador Dr. Thiago (DEM) e o vereador Adeli Sell (PT), autores do projeto, o evento tem por finalidade promover a reflexão e a conscientização sobre essa temática, objetivando valorizar a vida e alertar para o problema de saúde e social que envolve a depressão, bem como busca diminuir o índice de suicídio entre os jovens em geral.

São diretrizes do evento Prevenção à Depressão Infanto-Juvenil Lucas Camargo de Britto: alertar a população sobre como perceber sinais de depressão em jovens; promover encontros com especialistas para debater temas ligados a áreas da psicologia e da psiquiatria que tratam da depressão; e confeccionar material didático, capacitando cidadãos a orientar a procura por um especialista caso verifique a presença dos sinais de depressão.

Na última década, o índice de depressão infanto-juvenil praticamente dobrou, com incidência de 4,5% para 8%, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). As causas do transtorno podem ser várias, porém, situações traumáticas, violência urbana e o excesso de atividades aparecem entre as principais. O transtorno apresenta algumas especificidades de acordo com cada faixa etária: o adulto e o adolescente perdem o interesse pelo mundo; nas crianças, observa-se, além de apatia, impossibilidade de brincar e interagir com seus pares e, em alguns casos, surge a hiperatividade. Dentre os principais sintomas podemos destacar: a alteração de humor, sono e apetite, além da perda de interesse pelo mundo.

Lucas Camargo de Britto

Em março de 2018, o acadêmico de Engenharia Mecânica Naval pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) Lucas Camargo de Britto, cometeu suicídio aos 22 anos de idade. O suicídio do jovem foi atribuído à ocorrência de um episódio depressivo desencadeado pelo fim de um namoro. Desde a morte do filho, a autônoma Tatiana Camargo começou a lutar para que o poder público dê mais atenção ao problema e, desde então, municípios como Rio Grande (RS) e Osasco (SP) já criaram leis similares à que está sendo agora proposta pelos vereadores de Porto Alegre.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Calendário OficialLucas Camargo de Brittodepressão juvenil