Plenário

Projeto inclui Saint Patrick’s Day no calendário de Porto Alegre

Movimentação de plenário. Na foto, Na foto, o vereador Professor Wambert.
Vereador Professor Wambert (PROS) é o proponente (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que inclui o Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day) no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, no dia 17 de março. A proposta, do vereador Professor Wambert (PROS), tem o objetivo de estimular o comércio da cidade com a celebração da data. 

Conforme a exposição de motivos do projeto, São Patrício foi consagrado o santo padroeiro da Irlanda. O religioso trabalhou por mais de 30 anos na missão de evangelizar a população irlandesa, propagando a Santíssima Trindade, usando um trevo de três folhas como exemplo. O sacramento da confissão particular também foi incentivado por ele, assim levando o costume para o restante da Europa, que antes realizava tal prática de forma pública.

Celebrado anualmente, o Dia de São Patrício – mundialmente conhecido como Saint Patrick’s Day – tornou-se um fator extremamente importante para economia da Capital, segundo exposto pelo proponente. “Os festejos envolvem a mobilização da sociedade porto-alegrense, e oportunidades comerciais são geradas com a comemoração alusiva ao dia de São Patrício. Empresários e comerciantes da cidade estão investindo, cada dia mais, na organização de eventos especiais, de olho na crescente participação de uma parcela significativa da população de Porto Alegre e da Região Metropolitana", destaca Wambert. Ainda de acordo com ele, o evento tem aumentado consideravelmente o consumo de produtos em bares, pubs, hotéis e do comércio em geral. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)