Plenário

Proposta cria vagas em feiras de artesanato para moradores em situação de rua

  • Feira de Natal da CMPA.
    Ideia do projeto é garantir a moradores de rua espaços para vender seus produtos (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Retrato vereador Kaká D'Ávila.
    Vereador Kaká d'Ávila (PSDB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Tramita no Legislativo Municipal de Porto Alegre o projeto de autoria do vereador Kaká D’Ávila (PSDB) que defende a criação do Programa de Oportunidades e Geração de Renda para Pessoas em Situação de Rua na capital gaúcha. Conforme a proposta, caso aprovada, serão oportunizadas vagas em feiras de artesanato e em outros locais públicos disponíveis para que sejam expostos e comercializados os produtos artesanais confeccionados por esses cidadãos.

Para que o programa se efetive, caberá, conforme a proposição, que a Divisão de Fomento ao Artesanato da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) promova a divulgação e encaminhamentos, como os de orientar e assessorar os interessados ao cumprimento dos critérios necessários para a efetiva participação nas feiras de artesanato.

D’Avila explica que o projeto “foi pensado com base na grande quantidade de pessoas em situação de rua que produzem e comercializam seus trabalhos manuais artesanais”. Ele vislumbra que pela falta de locais para a exposição de seus produtos, acabam encontrando nas esquinas e sinaleiras da cidade o espaço para vender o que confeccionam.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)