Plenário

Proposta inclui no Calendário Oficial os cultos aos orixás no Mercado

Homenagem ao Rotary Club Lindóia- Passo D'Areia e ato solene em  homenagem aos 40 anos do Copabola. Na foto: Proponente da homenagem, vereador Idenir Cecchim.
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, no Legislativo municipal, o projeto de Lei nº 119/16, de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB), que inclui, no Calendário de Eventos e no Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre, as comemorações do Dia de Iemanjá (1º/2), do Dia do Índio e de Ogum (19/4), do Dia de Obaluaê (16/8) e do Dia de Oxum (8/12) no Mercado Público Central. Destacando as atividades de religiões afro-brasileiras no Mercado, o vereador explica que elas são fruto do pioneirismo do babalorixá Paulinho do Xoroquê. “Tendo como principal objetivo difundir as religiões afro-brasileiras no Rio Grande do Sul e demonstrando seu lado positivo, tornam o Mercado Público Central local de referência da religião, aproximando a população praticante das religiões de matriz africana e contribuindo para a diminuição da violência e do preconceito”, explica.

Cechim também diz que as atividades proporcionam uma repercussão positiva dos cultos afro-brasileiros na Cidade. “O local é referência como espaço democrático, com respeito às múltiplas crenças”, declara. Segundo a proposta, os eventos, “que estimulam a economia local e são referência positiva pela qualidade de sua organização”, acontecem anualmente e são organizados por Paulinho do Xoroquê. “Com grande aceitação popular, as atividades aumentam o número de visitantes e fomentam o comércio, proporcionando retorno positivo para as bancas do Mercado Público”, sublinha o proponente.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)