Plenário

Proposto o título de Cidadão ao arquiteto Ronaldo Rezende

Período de comunicação. Homenagem aos 60 anos da Rádio Guaíba. Na foto, o vereador Reginaldo Pujol.
Vereador Reginaldo Pujol (DEM) propôs a homenagem (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao arquiteto Ronaldo Guimarães Cintra Rezende por sua atuação na cidade. A proposta é de autoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM). "Pela destacada trajetória, dedicação e contribuição de Ronaldo Guimarães Cintra Rezende para a arquitetura de Porto Alegre, proponho esta homenagem”, declarou. Ronaldo Guimarães Cintra Rezende nasceu no Rio de Janeiro, mudou-se para Porto Alegre em 1961 e se formou no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Em 1982 abriu sua própria empresa de arquitetura, criando projetos para empreendimentos em regiões desacreditadas de Porto Alegre, fazendo-os serem bem-sucedidos, além de ajudar na valorização e no desenvolvimento destes locais, como o Terra-Matter, no final da Avenida Ipiranga, e o Fiateci Residencial, na Rua Voluntários da Pátria. Rezende também foi um dos precursores do projeto de revitalização do Quarto Distrito. 

Trabalhando para construtoras como Capa Engenharia, Goldztein e Rossi Residencial e prezando pela sustentabilidade nos projetos arquitetônicos, a empresa Ronaldo Rezende Arquitetura e Planejamento S/S cresceu e passou a desenvolver projetos no interior do estado. Atualmente, Ronaldo conta com o auxílio do filho e arquiteto Raul Rezende para administrar seus negócios e investir em novos segmentos com a criação da companhia Rezende Corá, em parceria com a arquiteta Lisiane Corá, especializada em espaços corporativos. 

Em paralelo ao seu desempenho profissional, está seu associativismo profissional. Ele ajudou nas fundações da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (Asbea/RS), em 1990, e do Fórum das Entidades de Arquitetura do Rio Grande do Sul. Sua forte atuação o levou à presidência nacional da Asbea por dois anos consecutivos, fazendo-o participar das ações para aprovação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasileiro no Congresso Nacional, juntamente com outras quatro entidades nacionais. Depois de mais de 45 anos, conseguiram aprovar e fundar o Conselho de Arquitetura. Conforme Pujol, “o currículo desse excepcional arquiteto o credencia a receber a titulação proposta".

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)