Plenário

Proposto título de Cidadã à atriz Rosa Velho

Movimentação em Plenário - Municipários pedem solução para salários atrasados. Na foto: Vereadora Sofia Cavedon na tribuna do plenário.
Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o Projeto de Lei nº 269/16, que concede o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre à professora, atriz e ex-diretora do Instituto Estadual de Artes Cênicas Rosa Maria de Campos Velho. A proposta é uma iniciativa da vereadora Sofia Cavedon (PT).

Nascida na Capital gaúcha, a homenageada é graduada em biologia e artes cênicas, e dedica-se à dança e ao teatro. Professora na Escola Estadual Piratini há 24 anos, já foi diretora e vice-diretora. Rosa trabalhou também como técnica-administrativa da Secretaria de Estado da Cultura e foi presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio Grande do Sul (Sated-RS). Ela exerceu ainda o cargo de diretora do Instituto Estadual de Artes Cênicas por duas vezes e foi presidente do Conselho Gestor da Associação Cultural Cia de Arte e vice-presidente da Associação Gaúcha de Dança.

“Rosa Velho é membro dos Colegiados Setoriais de Dança e de Teatro, colaborou na elaboração do Plano Estadual de Cultura e já integrou várias comissões de avaliação e seleção de projetos culturais”, afirma a justificativa do projeto.  Ainda de acordo com o texto, Rosa atuou como atriz em diversos filmes, entre os quais Meu Tio Matou um Cara e A Fórmula da Felicidade. No teatro, o seu trabalho mais recente foi As Lágrimas Amargas de Petra von Kant.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)