PROJETO

Protocolado projeto para comemorar o Dia Municipal do Beach Tennis em Porto Alegre

O esporte queridinho do momento está em pauta na capital gaúcha, o Beach Tennis, como projeto de inclusão social a todas as idades, proposto pelo vereador conservador, Alexandre Bobadra (PL), para ser comemorado dia 15 de janeiro de cada ano.

t
Alexandre Bobadra na companha de Leandro Debem, Ezequiel e Nelson Cunha conhecendo as modalidades de esporte Beach Tennis e Picklebal. O encontro aconteceu em 21 de junho de 2023, na quadra Pé na Areia Beach Tennis, localizado na Zona Norte de Porto Alegre.

O vereador Alexandre Bobadra (PL), protocola o projeto que configura o dia 15 de janeiro de cada ano como o Dia Municipal do Beach Tennis, em Porto Alegre.

O dia foi escolhido por ser época de verão, período em que as praias, parques, praças, bem como a Orla do Guaíba, estão ainda mais movimentadas para 'jogos de verão' e o dia poderá ser festejado com torneios oficiais, dentre outros atrativos".

O Beach Tennis é um esporte praticado em uma quadra de areia com raquete, bola e rede, que pode ser disputado individualmente ou entre duas duplas. O objetivo é passar a bolinha para o outro lado por cima da rede com apenas um toque, sem deixar que ela caia do seu lado da quadra.

O esporte foi criado em meados de 1987, na província de Ravennana, na Itália. Em 1996, a modalidade começou a se profissionalizar. Atualmente, este esporte tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos.

O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo deve-se pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona, mesmo para quem nunca praticou antes.
Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.

Atualmente a Confederação Brasileira de tênis é a entidade que regula o esporte no país. Em 2017 foi realizado o maior evento de Beach Tennis no mundo, em Niterói, que contou com a participação de 700 atletas.

Dados da Confederação Brasileira de Tênis, que abrange o Beach Tennis no país, apontam que em 2021 havia pouco mais de 400 mil praticantes das modalidades no Brasil. No ano passado, este número subiu para mais de um milhão, um crescimento de 175% e como consequência deste aumento, arenas de Beach Tennis se espalharam pelo Brasil, sobretudo nas cidades litorâneas.

"Sempre fui um amante do futebol, mas quando experenciei o Beach Tennis achei muito legal conhecer a modalidade. A partir disso, estando vereador, pensei em ampliar o acesso para toda a cidade, promovendo a todos o conhecimento dessa prática, principalmente nas periferias, para que as pessoas de todas as idades possam vivenciar o esporte que promove bem-estar, inclusão social e saúde, podendo ofertar aos jovens uma outra perspectiva de atividade e tirá-los da ociosidade." Disse o vereador.

"Por essa convivência com o Beach Tennis, promovi a Frente Parlamentar do Beach Tennis e Pickleball, para que possamos ver as praças de locais não centrais, apenas, oportunizando o acesso ao esporte a todos. Nossa intenção é constituir ações sociais possíveis e saudáveis a todos que queiram conhecer a modalidade que vem encantando muitas partes do Brasil e do mundo." Reiterou Bobadra.

Texto

Carina Belomé