Plenário

Quinta Temática destaca ações de prevenção de acidentes de trabalho

Vargas preside a Cipa Foto: Guilherme Almeida
Vargas preside a Cipa Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
O período de Comunicações Temáticas da Câmara Municipal, ocorrido na tarde desta quinta-feira (17/9), abordou as ações de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Na oportunidade, foram apresentados os objetivos da Comissão junto à formação profissional dos trabalhadores. 

O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Câmara Municipal, Pedro Luís da Silva Vargas, afirmou que a ideia de pedir o espaço da Quinta Temática foi por causa da importância de mostrar as ações da comissão para o povo de Porto Alegre. Ele disse que, legalmente, a segurança do trabalho está regulamentada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e no Legislativo existe a Resolução nº 23 que instituiu a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). 

"A Cipa da Câmara  Municipal tem como atribuições estudar medidas de prevenção de acidentes, promover a divulgação das normas de segurança no trabalho, despertar, através de processos educativos, o interesse do trabalhador pela saúde no trabalho e  receber demandas de manutenção da Casa", destacou Vargas, que lembrou ainda que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) tem como objetivo orientar os servidores quanto aos seus deveres e direitos no ambiente de trabalho. 

QUALIDADE - Comentando o discurso de Pedro Dias Vargas, presidente da Cipa da Câmara, Rodrigo Maroni (PCdoB) aproveitou a oportunidade para refletir sobre qualidade de vida. Para ele, o tema é importantíssimo, ainda que muitas pessoas não pensem a respeito e não saibam o rumo que estão dando à sua existência. Conforme Maroni, hoje o mundo é tomado pelo individualismo, ganância, inveja e culto a valores materiais. "Muita gente acredita
que o que há de mais importante é ter vários carros, diversos imóveis, uma casa magnífica. A qualidade de vida está ligada às coisas simples, ter generosidade, tratar as pessoas bem, ser afetuoso", afirmou. (CV)

INDAGAÇÕES - Reconhecendo que o tema é volta e meia subestimado apesar da grande relevância que possui, Reginaldo Pujol (DEM) disse que Maroni acabara de provocar uma discussão a partir de uma "indagação filosófica sobre o sentido da vida". Lembrando de diferentes autores e citando em certo momento até mesmo o filósofo Rousseau, Pujol divagou sobre o assunto. "No fundo tudo é verdade, depende da forma como tu encara as coisas", comentou. Para o parlamentar, são muitas as respostas sobre o que seria qualidade de vida. "No fundo, a gente se perde em devaneios e não prestamos atenção naquilo que está próximo da gente", resumiu. (CV)

ENRAIVECIDOS - Elogiando as falas dos colegas que o antecederam e reafirmando a importância da Cipa para a segurança dos trabalhadores, Airto Ferronato (PSB) elogiou o papel desempenhado pelo atual presidente da comissão, Pedro Vargas. "É um homem entusiasmado no capitaneamento desta missão. Lutar por um local de trabalho mais seguro é fundamental, muitas vezes as pessoas passam décadas labutando no mesmo recinto", salientou. Sobre o tema da qualidade de vida, o vereador acredita que é preciso manter a calma e a tranquilidade. "Aqueles que estão muito enraivecidos com o governo federal, Câmara e outras entidades podem morrer de ataque cardíaco a qualquer momento", afirmou. (CV)

REFORMAS - Elogiando o trabalho de Pedro Vargas, um "militante de muitos anos", a vereadora Sofia Cavedon (PT) expôs o que ela diz se tratar de uma opinião antiga sobre a Câmara. "Nossa sede do Legislativo necessita de reparos, de reformas. Nossos banheiros, por exemplo, não têm exaustão e são úmidos, abafados. Me parece que temos um gargalo na contratação de projetos para realizarmos mais mudanças", constatou. Recordando seus tempos de sindicalista, Sofia lembrou de quando, no Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), ajudou a desenvolver um mapa contendo os locais mais perigosos em relação a acidentes de trabalho. (CV)

PREVENÇÃO - Dr. Raul Fraga (PMDB) destacou sua atuação enquanto médico do trabalho, com 30 anos de experiência. “É justamente em razão de minha vivência que digo o quanto é importante termos uma Cipa, para se trabalhar com foco na prevenção, tendo em vista que esta garante maior longevidade e qualidade de vida”. O vereador elogiou o trabalho de Vargas e disse que só se consegue obter sucesso quando há uma equipe unida pensando no bem comum. “A prevenção atua na tentativa de eliminar o problema na base, por isso é preciso ter um estímulo permanente da ação coletiva, no sentido de procurar melhorar a vida das pessoas”, concluiu. (LV)

Ao final do Período de Comunicações Temáticas, Pedro Vargas agradeceu as palavras de carinho dos parlamentares, que, segundo ele, estimulam os servidores da Cipa a seguir com o trabalho, paralelo às atividades institucionais. “Sabemos que estamos plantando uma semente, inclusive gostaria de solicitar ao presidente Mauro que na hora de fazer o orçamento da Casa para 2016 olhe para esta comissão proporcionando-lhe alguma condição orçamentaria”, concluiu. 

O presidente Mauro Pinheiro afirmou que a presidência está à disposição para construir um planejamento financeiro que contemple a Cipa. “Vamos junto à comissão alinhar com os diretores financeiro e geral as melhores alternativas para deixar gravadas as previsões orçamentárias para o próximo ano, auxiliando na melhoria das condições de trabalho para os nossos servidores”, finalizou. 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
          Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
          Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)