Sessão Solene

SABI recebe a Comenda Porto do Sol

Outorga da Comenda Porto do Sol à Sociedade dos Amigos dos Balneários de Ipanema - SABI.
Melo (ao centro) e os representantes da SABI na entrega da Comenda (Foto: Júlia Urias/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (8/3) a Comenda Porto do Sol à Sociedade dos Amigos dos Balneários de Ipanema (SABI). A homenagem, proposta pelo vereador Pablo Melo (MDB), foi entregue em sessão solene realizada no Plenário Otávio Rocha.

Melo expressou sua emoção ao conhecer a história de mais de 70 anos do grupo que realiza o trabalho social de formação de jovens na zona sul da Capital: “A SABI é um patrimônio de nossa Porto Alegre que, ao longo de todas essas décadas, construiu um belíssimo trabalho de convívio, lazer, incentivo ao esporte e projetos sociais. Uma iniciativa de muito valor, não só para a zona sul, mas também para toda nossa cidade”. O vereador relatou que está em trâmite na Casa um projeto de sua autoria que reconhece a SABI como entidade de interesse público.

Estiveram presentes para receber a honraria, o conselheiro Carlos Alberto da Rosa Abel e o presidente da associação, Luís Carlos Friedrich. Abel, nascido em 1975, teve o prazer de presenciar a transformação da SABI no bairro de Ipanema, como detalhou na ocasião: “A SABI era referência social e foi aí que fizemos uma bela história”.

Friedrich afirmou estar profundamente emocionado com a homenagem em prol de um trabalho social voluntário que já impactou a vida de mais de 400 jovens e adolescentes, e agradeceu a todos os colaboradores que abraçaram a causa: “Tratam-se de formações e qualificações de pessoas, notadamente, para que sejam inseridas e mantidas no mercado de trabalho. ‘Mantidas’ é importante. Que saibam como lidar com o mercado de trabalho, o que se faz com as modalidades esportivas que ofertamos gratuitamente para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, graças, especialmente, aos generosos apoiadores e instrutores esportivos. Um trabalho feito por muitas mãos, realizado por pessoas que acreditam no poder da educação como um ator da transformação social. Pessoas que entendem que é a partir da educação que a gente constrói um futuro melhor e mais digno para a sociedade”.

História

Com a certeza de que o esporte transforma realidade e une as pessoas, um grupo de gaúchos da Zona Sul de Porto Alegre fundou, em 1953, Sociedade dos Amigos dos Balneários de Ipanema (SABI). Em pouco tempo, o clube se tornou ponto de encontro da região. Era na SABI que os moradores do bairro jogavam tênis, futebol, vôlei, basquete, bocha e se reuniam aos finais de semana para curtir a família e os amigos e o baile de Carnaval, planejado e esperado por todos durante o ano.

Quase sete décadas depois de sua fundação, a SABI reabre as portas para a comunidade, tendo seu protagonismo social e proporcionando oportunidades de crescimento aos jovens e conexão com o mercado de trabalho, além de disponibilizar seus espaços para a prática de esportes e convivência entre amigos, vizinhos e familiares. Por isso, conta com uma rede de parceiros que acreditam na educação e na colaboração como indutores do desenvolvimento da comunidade e do crescimento pessoal dos seus cidadãos, fazendo jus a esta honraria.

Texto

Brenda Andrade (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)