Comissões

Saúde relata avanços no sistema de informatização

Vereadores na reunião de hoje Foto: Tonico Alvares
Vereadores na reunião de hoje Foto: Tonico Alvares

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informaram, nesta terça-feira (30/8), na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que, até o final de setembro, deverá chegar a 100% o número de leitos regulados por meio do sistema de informatização implantado em 2010 pelo Executivo. O aumento, segundo o coordenador de Informatização da SMS, Arnaldo Villela, deve-se à entrada, no sistema, de grandes hospitais, como Clínicas, Conceição, São Lucas (Pucrs) e Instituto de Cardiologia.

 Villela contou que a informatização da saúde pública em Porto Alegre apresentou sinais evidentes de melhora desde o ano passado. Um dos avanços foi a redução do tempo de espera nas emergências. Antes da informatização, de acordo com o médico, as pessoas levavam até uma semana à espera de consulta. Hoje, garantiu, o tempo não passa de dois dias. Villela também apontou progresso na central de consultas especializadas.  “Estamos no ápice da implantação, com 100% das agendas reguladas”, disse. Com isso, conforme atestou, a oferta desse tipo de consulta aumentou.

A coordenadora-adjunta do projeto de informatização da SMS, Gládis Jung, disse que, para cumprir a meta de 100% dos leitos regulados, a secretaria está fazendo reuniões sistemáticas com os representantes dos grandes hospitais que atendem pelo SUS na Capital. Ainda reafirmou que, desde 23 de agosto, toda oferta de consultas especializadas (cerca de 11 mil) é regulada pelo sistema. Das consultas iniciais, o número já chega a 32 mil reguladas pela central de marcação, ou 25% do total.  A meta, de acordo com ela, é chegar até novembro com 50% das consultas iniciais reguladas. Outro objetivo, acrescentou, é implantar o prontuário eletrônico completo para que os médicos tenha acesso a todo o histórico de saúde do paciente.

Com o novo sistema, segundo Gládis, no futuro todos poderão solicitar uma consulta ou leito pelo sistema e não mais pelo telefone. O paciente cairá em fila de espera caso não haja disponibilidade de consulta da especialidade solicitada. Caso contrário, sairá na hora com o comprovante de marcação de atendimento.

Infraestrutura

Sebastião Barbosa, da área de Infraestrutura da SMS, disse que unidades de saúde ainda estão fora do sistema informatizado (cerca de 15) por dificuldades técnicas, em análise para serem sanadas. A ideia, segundo ele, é possibilitar que, em toda a rede, o próprio médico, dentro de seu consultório, possa fazer a marcação da próxima consulta do paciente. Conforme Barbosa, a secretaria, com a Procempa, deverá implantar computadores em todas as áreas de atendimento.    

O presidente da Cosmam, Dr. Thiago Duarte (PDT), anunciou que a comissão pretende promover uma visita a unidades de saúde para registrar como acontece, na prática, a solicitação de serviços pelo novo sistema informatizado. Também informou que a Cosmam agendará a realização de um período de Comunicações temáticas sobre a informatização para que os demais vereadores conheçam o trabalho implantado.

Por sugestão do vereador Dr. Raul Torelly (PMDB), Dr. Thiago recomendou aos representantes do Executivo que seja promovido um mutirão de cirurgias de ortopedia, laqueadura e vasectomia, como forma de desafogar a fila de espera por operações. Os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Beto Moesch (PP) também compuseram a mesa da reunião, assim como o médico Fábio Gatti e a assessora Cristina Menezes, ambos do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)