Presidência

Sebrae apresenta Simples Municipal aos vereadores

Melo recebeu representantes do Sebrae Foto: Elson Sempé Pedroso
Melo recebeu representantes do Sebrae Foto: Elson Sempé Pedroso

O diretor-superintendente do Sebrae-RS, Marcelo Carvalho Lopes, acompanhado do gerente de políticas públicas da instituição, Alessandro Machado, e da responsável pelo Sebrae Metropolitano, Isabel Aguiar, estiveram em visita a Câmara Municipal de Porto Alegre nesta terça-feira (5/5). Foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), pelo vice-presidente, vereador Adeli Sell (PT), e pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB), 1º Secretário da Mesa Diretora, além de diretores do Legislativo.

Segundo Marcelo Lopes, o principal objetivo da visita foi trazer aos vereadores algumas informações sobre a Lei Geral das micro e pequenas empresas e a implantação do Simples Municipal em Porto Alegre. Informou que seis municípios gaúchos já implantaram o sistema. A meta é atingir 100 municípios até o final deste ano. “O modelo reduz a burocracia, otimiza o recolhimento dos tributos municipais e pode significar uma grande ajuda ao setor”, revelou.

Conforme Melo, a Câmara fará de tudo para viabilizar os debates e envolver todos os órgãos municipais nas discussões. Adeli Sell propôs que o primeiro encontro seja realizado com os integrantes da Cefor e com representantes da Procuradoria-Geral do Município, Secretaria da Fazenda, Smic e Inovapoa. O vereador Tessaro disse que sempre estará disposto a lutar contra a burocratização e pela desoneração.

A Câmara e o Sebrae também poderão desenvolver atividades conjuntas com a realização de cursos de empreendedorismo. A parceria deverá contar com a participação da Escola Julieta Battistioli.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)