Plenário

Secretário Fernando Ritter será homenageado pela Câmara

  • Período de comunicações temático: Semana mundial do aleitamento materno. Na foto: Secretário municipal da saúde Fernando Ritter
    Fernando Ritter é secretário municipal da Saúde (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
  • Comissão de Saúde e meio Ambiente debate sobre Fitoterápicos e Nova Medicina Animal. Na Foto: vereador Mario Manfro.
    Vereador Mario Manfro (PTB) (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (29/9), o Projeto de Lei do Legislativo nº 089/16, de autoria do vereador Mario Manfro (PTB), que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao cirurgião dentista e atual secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. O cirurgião dentista nasceu em Cerro Largo e foi criado em Santa Rosa. Iniciou a Faculdade de Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas trocou pela de Odontologia em 1998, na mesma universidade. Durante sua formação, interessou-se pela saúde coletiva como linha de trabalho: desenvolveu ações nas unidades móveis OdontoSesc e exerceu atividades em unidades de saúde da família em Santa Maria. Ritter também fez parte do Conselho Regional de Odontologia e do Sindicato dos Odontologistas no Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2011, convidado a assumir a coordenação de saúde bucal do Município, deu início ao processo de mudança e de expansão da odontologia no Município, aumentando de 12 para 158 as equipes de saúde bucal, bem como passando de três para seis o número de Centros de Especialidades Odontológicas, além de diversas outras atividades. Em seguida, assumiu a vice-presidência do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), em que participou da expansão da ESF em Porto Alegre, aumentando de 94 para 206, até dezembro de 2015, o número de equipes, e adicionando mais 14 equipes em 2016. Posteriormente, assumiu como coordenador-geral da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, é secretário municipal de Saúde de Porto Alegre.

Texto: Ananda Zambi (estagiária do Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)