Pauta

Semana da Consciência Negra começa nesta quarta-feira

Evento tem atividades com entrada franca na Câmara e em seis bairros Foto: Arte de Vinícius Vieira
Evento tem atividades com entrada franca na Câmara e em seis bairros Foto: Arte de Vinícius Vieira

A Câmara Municipal de Porto Alegre vai inaugurar, às 14 horas desta quarta-feira (14/11), sua 28ª Semana da Consciência Negra e de Ação Anti-Racismo (Secon). A cerimônia de abertura será realizada no Auditório Ana Terra, no 2º piso do Legislativo da Capital (Avenida Loureiro da Silva, 255). Até 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), haverá apresentações de música, teatro e capoeira, saraus de poesia, desfiles, oficinas, palestras, seminários, debates e exposições, além de sessão solene para a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos.

A Secon terá atividades na Câmara e nos bairros Rubem Berta, Morro Santana, Protásio Alves, Humaitá, Santa Tereza e Nonoai, sempre com entrada franca. O evento é promovido pela Comissão Organizadora da Secon da Câmara, coordenada por Romeu Victor Costa, com apoio de diversas entidades. Informações: (51) 3220-4356 e 3220-4181.     

Programação

14/11 – Quarta-feira

14 horas - Abertura oficial da Secon/2012, com leitura de texto sobre o tema da semana (por Carlos Renato Rodrigues) e apresentações do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais/RS e de Porto Alex (violão).
Local: Auditório Ana Terra, da Câmara.

15 horas – Multitudo Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro na TV – programa de auditório com formato de talk show com convidados e público.
Atividades do Grupo Multiétnico de Empreendedores Sociais.
Local: Auditório Ana Terra

16/11 – Sexta-feira

Das 19 às 22 horas - Palestra com Mestre Gavião: A Capoeira na Escola através da Lei 10.638/03; debate do Pró-Capoeira e mesa-redonda com mestres de capoeira do Interior e Mestre Índio, da Bahia.
Atividade da Liga Regional de Capoeira do RS
Local: Teatro Glênio Peres, da Câmara

17/11 – Sábado

Das 9 às 12 horas
– Oficinas de Capoeira com Mestre Índio, e de Capoeira Angola, com Marcio Estefani Vianna; palestra e oficina regional Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro na Capoeira, com Alexandro Ribeiro.

Das 14 às 21 horas – Palestra: Capoeira por Políticas Públicas, com Mestre Soneca; apresentação de Capoeira e bate-papo com os mestres. 
Atividades da Liga Regional de Capoeira do RS
Local: salas 301 e 303 da Câmara

Das 14 às 17 horas – Abertura de Maria Elaine Rodrigues e apresentação de Antonio José Marques (poema Navio Negreiro, de Castro Alves); oficina de interação com Nilce Maria Rodrigues, Claudio Rodrigues Espindola, Adriana Xaplin e Nara Oliveira Soares; performance de Ida Marques.
Atividades do Mocambo
Local: Auditório Ana Terra, da Câmara.
 
Dia 18/11 – Domingo

Das 12 às 20 horas
– Roda de samba; desfile do Bloco Ali Bebeu e os 40 Bebuns.
Atividades da Associação Fênix
Local: Avenida Adelino Ferreira Jardim, 237, Bairro Rubem Berta.

Das 14 às 17 horas - Exposição de acervo cultural e fotos de pintores negros; oficina de penteados com Neusa Vitória Marques; oficina de artesanato com Helena dos Santos; desfile de roupas afros; apresentação do Grupo de Capoeira de Mestre Ivonei; roda de contação de história afro-brasileira com a educadora social Jane Teresinha Pereira.
Atividades da Associação Haja Luz e Biblioteca da Nova Chocolatão
Local: Vila Novo Chocolatão (Avenida Protásio Alves, 9000), Bairro Morro Santana.

Das 17 às 20 horas - Seminário Arte, Cultura e Cidadania. Painelistas: Sirmar Antunes, Jovita Beatriz da Cunha, Rosângela das Neves Teixeira, Vera Costa e Silvio Aquino e Jeanice Dias; entrega de troféus a Antônio Carlos Côrtes, Onira Pereira e Adão Alves de Oliveira (Lelé).
Atividade da Ajuceprgs
Local: Plenário Otávio Rocha, da Câmara.

19/11 – Segunda-feira

Das 15 às 16h30min
- Exposição do acervo cultural e de fotos de pintores negros; roda de contação de história afro, com Jane Teresinha Pereira.
Atividade da Associação Haja Luz
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Íris do Amaral (Avenida Mário Meneguetti, 1000, Bairro Protásio Alves.

Das 15 às 18 horas - Palestra: Arte, Cultura e Legado do Povo Negro, com Antonio Carlos Paz; apresentações musicais do Grupo Afro Tchê e  convidados (reggae, samba-reggae, funk, hip hop e samba-enredo)
Atividade do Afro Tchê
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Giudice (Rua Dr. Caio Brandão de Melo, s/nº, Bairro Humaitá)

Das 18h30min às 21h30min – Palestra: Jovens Negros de Sucesso – Através da Arte e da Cultura; mostra de artesanato e entrega do Troféu Ganga Zumba; mostra de culinária; show do Grupo Novo Styllo.
Atividade da Amavtron.
Local: Amavtron (Rua Caixa Econômica, 605/633, Bairro Santa Tereza

Das 19h30min às 21h30min - Apresentação de cantos em Ioruba, com Verinha Russo e coral; apresentação teatral com Sirmar Antunes – Vindos dos navios negreiros; show de Heleno Goulart (percussão); solo com Jorge Cidade (saxofone); debate sobre preconceito, com Ney Ortiz e rapper Duda.
Atividade da Associação Cultural Raízes D’África Mundi
Local: da Associação (Rua Frederico Etzberge, 824, Bairro Nonoai)

Dia 20 de novembro – Terça-feira

19 horas
– Sessão solene para a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos.
Local: Plenário Otávio Rocha

Exposições

De 19 a 25/11 – Mostra de banners do Grupo de Trabalho Angola Janga: 24 anos de Lutas para o Desenvolvimento da Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro.
Atividade do Angola Janga
Local: saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara

De 19/11 a 7/12 – Mostras de pintura (Câmara)
- Pelópidas Thebano, no T Cultural Tereza Franco
- J. Altair, no saguão do Salão Adel Carvalho
- Leandro Machado, no mezanino do 3º piso
- Ramon Alejandro Velazco, na Galeria Clébio Sória
Curadorias: Vinícius Vieira e Adriana Xaplin.
Visitação: das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)