Sessão Solene

Rui Portanova é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Desembargador recebeu homenagemda Câmara de Porto Alegre Foto: Caroline da Fé
Desembargador recebeu homenagemda Câmara de Porto Alegre Foto: Caroline da Fé

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (14/6) a Câmara Municipal concedeu ao desembargador do Tribunal de Justiça do RS Rui Portanova o título honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre. Nascido na Capital em 5 de março de 1950, Portanova ingressou no curso de direito na Unisinos, em 1970, transferindo-se depois para a PUC/RS. Em dezembro de 1975 ingressou no Poder Judiciário como juiz adjunto, atuando na 8ª Vara Cível de Porto Alegre. Como juiz de direito, trabalhou nas comarcas de São Vicente do Sul e Santo Augusto e, nesta última, comandou a construção do fórum, inaugurado em 30 de maio de 1980. Com a extinção do Tribunal de Alçada, foi promovido a desembargador em 25 de maio de 1998.

Ao agradecer o título, Portanova disse que pensa primeiro em ser cidadão, depois no fato de ser de Porto Alegre: “Convenhamos, no mundo em que vivemos não é toda pessoa que pode dizer que efetiva e concretamente é um cidadão, embora, formalmente, todos somos cidadãos”. Disse que não há como negar que muitos lutam para “ser” e “exercer” com plenitude sua cidadania, porém, nas condições em que nasceu e viveu, “não tem sido difícil ser um cidadão, como também não é difícil ser cidadão quando se nasce filho de Olga Zigon e de João Portanova. Ao agradecer a sua esposa Rosângela Gabriel, a quem classificou como “timoneira” de seu sucesso, disse ter aumentado ainda mais sua responsabilidade de continuar lutando pela igualdade de direitos de todos.

O proponente da homenagem, vereador Raul Carrion (PCdoB), ressaltou a biografia do magistrado, sua preocupação com os movimentos sociais e sua convivência com negros e judeus, onde participa do combate à discriminação racial. Carrion também salientou o veio artístico de Portanova, como poeta e músico, além de sua contribuição jurídica ao País.

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)