Plenário

Sugerido nome de advogado para rua no Bairro Guarujá

Vereador João Carlos Nedel (PP) Foto: Leonardo Contursi
Vereador João Carlos Nedel (PP) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Entrou em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto que denomina Rua Doutor Sérgio de Figueiredo o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 5106 – Loteamento Portal do Guarujá 2 -, localizado no Bairro Guarujá. Conforme o autor da proposta, vereador João Carlos Nedel (PP), Figueiredo era um exemplo de pessoa e deve ser perpetuado na história da Capital, por meio da designação de um logradouro da cidade.

Natural de Porto Alegre, Figueiredo era formado em Direito pela Ufrgs. No começo de sua carreira, foi procurador do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), atual Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Foi redator-chefe do extinto Jornal do Dia, em Porto Alegre, conselheiro emérito do Sport Club Internacional, vice-provedor da Santa Casa, presidente do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano e reitor e professor de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

De acordo com Nedel, Figueiredo também era escritor. Publicou o livro Do Baú de Guardados e editoriais da Revista Cultura e Fé, além de crônicas, ensaios, artigos, conferências e discursos que refletem sua extensa cultura humanística. Conforme o texto do projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Advogado e escritor católico.

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)